segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
HomeSaúdeDF: 41 crianças estão à espera de um leito de UTI pediátrica

DF: 41 crianças estão à espera de um leito de UTI pediátrica

Entre as crianças, Noah Miguel Borges da Silva, de quatro meses, está sedado há três dias enquanto aguarda uma vaga em UTI pediátrica

Em uma fila agoniante, 41 crianças aguardam por leito pediátrico na rede pública de saúde do Distrito Federal. Os dados são disponibilizados pelo portal Infosaúde e atualizados a cada duas horas por servidores da Secretaria de Saúde. O jornal acompanhou a lista de espera apenas aumentar em intervalos deste domingo (14/4), variando de 36 para 41 ao longo do dia.

Dos 41 que estão à espera de serem transferidos, 29 são menores de 1 ano. Entre eles, Noah Miguel Borges da Silva tem apenas quatro meses e padece há três dias em um box de emergência no Hospital Regional de Ceilândia, sem conseguir uma vaga.

“Meu filho precisa urgentemente de uma UTI. Ele não está bem”, declarou a mãe Ellen Cristina Borges da Silva. Com bronquite, a criança está sedada, e os próprios médicos da unidade teriam dito à mãe da necessidade de conseguir um leito, segundo informou a mãe.

“A situação do meu filho é grave. Ele teve piora o dia todo, precisando do aparelho para respirar”, explicou Ellen. A família informou que vai entrar na Justiça para conseguir uma vaga para a criança.

Noah estava no leito vizinho a Bryan Johne Correa Silva, de dois meses, que também aguardava por um leito pediátrico em UTI no DF. Após reportagem do Metrópoles, o bebê foi transferido nesta tarde para o Hospital da Criança, onde seguirá internado.

Sem leitos na rede

Pelo Portal Infosaúde, a informação é de que 94% da UTI pediátrica do DF está ocupada. A última atualização, contudo, é de 2 de abril. Na plataforma, havia apenas quatro vagas nas unidades em toda a rede pública.

O painel informa que, ao todo, são 90 leitos. No entanto, desses, 23 estão reservados ou bloqueados.

Conforme a secretaria de Saúde informou nesse sábado (13/4), os pacientes que aguardam por leito de UTI são regulados conforme gravidade do quadro de saúde. A classificação prioriza os casos mais graves e os judicializados

A secretaria ainda acrescentou que a transferência para o leito é realizada mediante vaga disponibilizada. O jornal entrou em contato com a Secretaria de Saúde sobre o caso específico de Noah por volta das 22 horas deste domingo e aguarda a resposta da pasta.

Fonte: Jade Abreu Metrópoles

MAIS NOTÍCIAS
- Publicidade -spot_img

mais lidas