terça-feira, maio 14, 2024
spot_img
HomePolíciaMPF de Rondônia instaura inquérito para apurar possível oferta irregular de mestrado...

MPF de Rondônia instaura inquérito para apurar possível oferta irregular de mestrado e doutorado por parte de instituição de ensino

Confira a íntegra da manifestação da procuradora Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha

No dia 7 de agosto de 2023, a Procuradora da República Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, por meio da Portaria nº 41, iniciou um Inquérito Civil com o intuito de investigar a possível oferta irregular de cursos de mestrado e doutorado pela instituição Amazônia University INC. A investigação se baseia no Procedimento Preparatório nº 1.26.005.000174/2022-84, que levantou a suspeita sobre a mencionada instituição de ensino.

De acordo com a Portaria, a instituição Amazonia University INC, registrada no Estado da Flórida, Estados Unidos, está sendo investigada por supostamente oferecer cursos de mestrado e doutorado sem autorização do Ministério da Educação. O Ministério Público Federal considera a proteção ao consumidor e a defesa do interesse público como prioridades e, nesse contexto, busca averiguar se a instituição está em conformidade com as normas educacionais vigentes.

As diligências realizadas até o momento, tanto junto à instituição de ensino quanto ao representante da empresa Margarida Arcari, não conseguiram esclarecer os fatos investigados. Além disso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES) informou que não possui registro de qualquer relação entre as empresas Amazônia Educação e Cultura Eireli e Amazonia University INC.

Com base nos fundamentos legais, a Procuradora da República decidiu converter o Procedimento Preparatório em Inquérito Civil para aprofundar as investigações. Como parte desse processo, foram determinadas diversas ações:

a) O envio de cópia da representação e da Portaria nº 41 para o Sistema de Escrituração e Comunicação de Trabalhos e Processos (SEXXT), visando a instauração de um inquérito policial para apurar possíveis crimes relatados na representação.

b) A expedição de ofício à representante Mirani Martin Xavier, com prazo de 10 dias úteis para apresentar documentos comprobatórios de solicitação de comprovante de Imposto de Renda e de pagamento de mensalidades à Amazonia University INC.

c) A expedição de ofício ao PROCON/RO, com o prazo de 10 dias úteis, para fornecer informações sobre eventuais reclamações de consumidores em relação à possível oferta irregular de cursos de mestrado e doutorado pela instituição Amazônia University INC.

d) A expedição de ofício à representante da Amazonia University INC, Margarida Arcari, solicitando que, no prazo de 10 dias úteis, se manifeste sobre o teor da representação que originou o inquérito, esclarecendo principalmente a relação com a empresa denominada Amazonia University INC e a eventual oferta de cursos de mestrado e doutorado no Estado de Rondônia.

Os resultados dessas ações serão avaliados pelo Ministério Público Federal, que, com base nas informações obtidas, tomará medidas adicionais, se necessário, para garantir a observância das normas educacionais e a proteção dos direitos dos consumidores. A conclusão do Inquérito Civil será comunicada de acordo com os trâmites legais.

A Procuradora da República Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha reforça o compromisso do Ministério Público Federal em assegurar a ordem jurídica, o regime democrático e a proteção dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando dentro de suas atribuições constitucionais e legais. A sociedade será mantida informada sobre o progresso da investigação.

CONFIRA:

Por: Rondoniadinamica

MAIS NOTÍCIAS
- Publicidade -spot_img

mais lidas