Segunda-feira, Abril 28, 2025
spot_img
InícioPOLÍTICACCJR Cidadã: presidente da comissão destaca crescimento da participação acadêmica no projeto

CCJR Cidadã: presidente da comissão destaca crescimento da participação acadêmica no projeto

Estudantes apresentaram sugestões de projetos de lei em Rolim de Moura

A segunda reunião do projeto CCJR Cidadã, realizada na última quinta-feira (24), lotou o auditório da Faculdade Farol de Rolim de Moura e reuniu mais de 200 acadêmicos inscritos. Para o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Delegado Lucas (PP), a presença expressiva de acadêmicos e a qualidade das propostas apresentadas confirmam o sucesso da iniciativa.

“A participação dos estudantes nos mostra que o projeto CCJR Cidadã cumpre sua missão de aproximar a Assembleia da sociedade, despertando o interesse e a contribuição direta de quem será protagonista do futuro do nosso estado”, afirmou.


Durante a inscrição para a CCJR Cidadã em Rolim de Moura, os acadêmicos apresentaram sugestões de projetos de lei que reforçam a importância da participação popular. Entre as ideias enviadas, destacam-se:
 

  • Política de Saúde Mental nas Instituições de Ensino Superior: uma proposta que prevê a criação de uma política estadual voltada ao bem-estar psicológico de estudantes e profissionais da educação, com medidas como a presença de psicólogos nas universidades, campanhas educativas permanentes, espaços de convivência e estímulo à pesquisa sobre saúde mental.
     
  • Lei da Transparência Ativa e Participação Digital: houve ainda uma sugestão de criação de uma plataforma online para acompanhamento de obras, licitações e projetos de lei, além de orçamento participativo digital, sessões legislativas interativas e um ranking de vereadores mais participativos, com objetivo de fortalecer a fiscalização popular.

    Outras sugestões abordaram a oferta de capacitação a profissionais da educação para a identificação de sinais de abuso, e a criação de leis que ampliem o papel das associações de bairro em ações de cultura, educação e assistência à população vulnerável.


Segundo Delegado Lucas, as propostas enviadas pelos universitários serão apreciadas pela assessoria jurídica da Casa de Leis e, estando dentro da constitucionalidade, poderão virar Projetos de Lei na Alero.

“Iniciativas como essas mostram que os jovens estão atentos às necessidades da sociedade e querem contribuir para transformar Rondônia em um estado mais justo, participativo e desenvolvido”, destacou Lucas.

O projeto CCJR Cidadã continuará percorrendo outras regiões de Rondônia nos próximos meses, promovendo o diálogo e incentivando a participação popular nas decisões legislativas.

Assista abaixo, na íntegra, a reunião da CCJR Cidadã em Rolim de Moura:

 

https://youtube.com/watch?v=hOjd6_iHx5U%3Fsi%3DHJSaGSOvTb6QcDRp



Texto: Jônatas Boni | Assessoria Parlamentar
Foto: Thyago Lorentz | SECOM ALE/RO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS