Com o objetivo de garantir a segurança viária e coibir irregularidades no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), segue intensificando ações de fiscalização em todo o estado. Durante uma operação de Fiscalização Convencional realizada na quarta-feira (23), na Zona Leste de Porto Velho, os agentes do Detran-RO identificaram uma motocicleta com sinais de adulteração, que resultou na recuperação de um veículo clonado. A operação contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e da equipe Cavalo de Aço.
Durante a abordagem, os agentes identificaram indícios de adulteração nos sinais identificadores de uma motocicleta. Entre os sinais estavam chassi com marcação irregular e desalinhada, motor com caracteres raspados e em baixo-relevo fora do padrão de fabricação, além do QR Code da placa violado, impossibilitando a identificação do fabricante.
O condutor do veículo informou que, a motocicleta foi adquirida por meio de negociação em plataforma de vendas online. Diante dos indícios, foi dada voz de prisão, com base no artigo 311 do Código Penal, que trata da adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O veículo original foi localizado posteriormente por outra equipe da Polícia Militar, na Zona Sul de Porto Velho, conduzido por seu legítimo proprietário, que apresentou os documentos e confirmou a originalidade do bem.
Durante a mesma fiscalização, foram recolhidas, ainda, duas motocicletas com restrição judicial de circulação, conforme o sistema de Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores (RENAJUD). Os veículos foram encaminhados ao pátio da Ciretran de Porto Velho, para as providências legais cabíveis.

FISCALIZAÇÕES CONVENCIONAIS
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, as fiscalizações convencionais têm foco na verificação de veículos e condutores irregulares, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro. “Estamos ampliando o alcance dessas operações em todo o estado. É fundamental que, o cidadão tenha consciência da importância de adquirir veículos de procedência legal e manter sua documentação em dia. Nosso compromisso é com a preservação da vida e o respeito às normas de trânsito”, destacou.
O diretor de Fiscalização do Detran-RO, Welton Roney, frisou a relevância das abordagens presenciais. “A fiscalização convencional permite identificar irregularidades que, muitas vezes, não são percebidas em sistemas automatizados. Nossas equipes estão preparadas para detectar fraudes e garantir que veículos irregulares sejam retirados de circulação. Essas ações refletem diretamente na redução de riscos à população e no combate à criminalidade no trânsito.”
O Departamento Estadual de Trânsito reforça à população a importância de verificar a procedência dos veículos antes de adquiri-los e de manter a regularidade dos documentos. A segurança viária é um compromisso conjunto entre o Poder Público e sociedade.
Fonte
Texto: Michele Carvalho
Fotos: Carlos Alessandro
Secom – Governo de Rondônia