Ervas e raízes podem contribuir na redução do inchaço causado pela retenção hídrica; nutricionista indica quais são e como fazer em casa
Sofrer com a retenção de líquidos é uma situação comum que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. A retenção causa mudança de peso pois o corpo acaba “segurando” água em excesso. Uma das formas de reduzir o inchaço provocado pela condição é por meio do consumo dos chás, que conseguem auxiliar quem deseja desinchar.
Muitos fatores podem estar envolvidos na retenção de líquidos e, em casos em que ela ultrapassa o nível comum, é importante procurar ajuda médica. Em entrevista, a nutricionista do Metrópoles Juliana Andrade explicou que o inchaço pode estar relacionado tanto à alimentação inadequada quanto a desequilíbrios hormonais. “Ou até mesmo ao consumo excessivo de sal”, exemplifica.
Confira abaixo cinco opções de chás que podem auxiliar a reduzir o inchaço:
Chá de hibisco: as folhas do hibisco são capazes de promover a eliminação de líquidos. “O hibisco também é rico em antioxidantes e flavonoides que auxiliam na circulação sanguínea”, indica Andrade. O modo de preparo é por meio de infusão, durante 10 minutos.
Chá de cavalinha: Andrade descreve que a cavalinha é uma planta com grande poder diurético e anti-inflamatório. O chá dessa erva ajuda na eliminação de líquidos do corpo, especialmente nas pernas e na região abdominal. O modo de preparo é o mesmo do hibisco.
Chá de gengibre: além de auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e digestão, o gengibre também contribui para reduzir a retenção de líquidos. A raiz também colabora com a circulação sanguínea e no alívio das gases. “Fatores que muitas vezes contribuem para o inchaço abdominal”, adiciona. Para preparar, fatie algumas rodelas finas de gengibre e adicione em 250ml de água fervente. Depois, deixe a mistura em infusão por 5 minutos. “Para mais refrescância, combine o chá com limão”, sugere a especialista.
Chá de dente-de-leão: eficaz na eliminação de líquidos e redução do inchaço, o dente-de-leão também auxilia na digestão. A folha é conhecida por ter propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Prepare com folhas secas em 300 ml de água fervente, e deixe em infusão por 10 minutos.
Chá de erva-doce: essa planta é conhecida por ter propriedades calmantes e digestivas. Andrade acrescenta que beber o chá de erva-doce pode reduzir o inchaço abdominal, promovendo o alívio das tensões no trato gastrointestinal. Prepare a bebida colocando as sementes de erva-doce em água fervente, deixando em infusão por 5 a 10 minutos.
Para turbinar os efeitos, você pode misturar o chá de cavalinha com o dente-de-leão, ou mesmo o hibisco com o gengibre — com cuidado, para não misturar as ervas erroneamente. Saiba quais ervas não podem ser misturadas nesta matéria.
Por Sgc