Além da decisão de disputar ou não, Raupp também precisará definir por qual partido irá se lançar, caso opte pelo retorno
O ex-governador e ex-senador Valdir Raupp, uma das figuras mais emblemáticas da política rondoniense, poderá voltar às urnas em 2026. Em conversa com este blogueiro, Raupp confirmou que ainda não bateu o martelo, mas que estuda com atenção o cenário político e deverá anunciar sua decisão até o final de abril.
A possível candidatura tem sido incentivada por aliados e apoiadores, que defendem sua volta à disputa, especialmente para o Senado Federal, cargo que ocupou com destaque por três mandatos. Outros, no entanto, sugerem que o ex-senador concorra a uma das oito vagas de deputado federal por Rondônia.
Além da decisão de disputar ou não, Raupp também precisará definir por qual partido irá se lançar, caso opte pelo retorno. Embora ainda filiado ao MDB, legenda que presidiu em nível nacional durante um dos seus momentos mais fortes, ele tem recebido convites de outras siglas.
Marinha Raupp fora da disputa
Por outro lado, Marinha Raupp, ex-deputada federal e esposa de Valdir, já teria decidido se manter fora da disputa eleitoral. Segundo pessoas próximas, Marinha prefere dedicar-se à família e aos netos, deixando de lado a vida pública, pelo menos por agora.
Com uma trajetória marcada por forte atuação parlamentar e votações expressivas – chegando a ultrapassar 110 mil votos em sua melhor eleição –, Marinha deve atuar apenas como cabo eleitoral de luxo caso o marido decida retornar à cena política.
Expectativa cresce nos bastidores
A possível volta de Valdir Raupp está movimentando os bastidores da política rondoniense. Conhecido por sua habilidade política e influência histórica no Estado, ele ainda mantém forte apelo junto ao eleitorado e às lideranças regionais.
Caso confirme a candidatura, o ex-senador pode ser um nome de peso na disputa, principalmente ao Senado, onde sua experiência e reconhecimento nacional podem pesar.
A definição está próxima. Até o fim de abril, Rondônia saberá se um de seus nomes mais tradicionais estará novamente nas urnas.
Fonte: JH Notícias