Sexta-feira, Abril 4, 2025
spot_img
InícioCAPITALMais de 600 animais são vacinados contra a raiva em ação itinerante...

Mais de 600 animais são vacinados contra a raiva em ação itinerante da Prefeitura de Porto Velho

Trabalho busca alcançar cães e gatos em áreas afastadas, como distritos, linhas rurais e regiões periurbanas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), retomou as ações de vacinação antirrábica itinerante para cães e gatos em Porto Velho. O trabalho iniciou pelo residencial Bairro Novo, contemplando 12 condomínios com 682 animais protegidos contra a raiva, uma doença grave e letal.

Essa é uma atividade de rotina, desenvolvida pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), que busca alcançar os animais em áreas mais afastadas da cidade, como distritos, linhas rurais e regiões periurbanas.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

A raiva é uma doença viral que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. Transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, lambeduras e arranhaduras, a doença atinge o sistema nervoso central e tem taxa de letalidade próxima a 100% quando não tratada a tempo.

Entre os principais sintomas da raiva em animais estão mudanças de comportamento, salivação excessiva, agressividade, dificuldade para engolir e paralisia. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção.

Cães e gatos devem ser vacinados anualmente para garantir a proteção contra a doença e evitar a transmissão para humanos. “A raiva é uma zoonose grave, mas totalmente evitável com a imunização em massa. Nosso trabalho é garantir que o maior número de animais seja vacinado, reduzindo o risco para toda a população”, destaca Lincoln Pereira dos Santos, gerente da DCZADS.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Cães e gatos devem ser vacinados anualmente para garantir a proteção contra a doença e evitar a transmissão para humanos

Em Porto Velho, a Semusa disponibiliza dois pontos fixos de vacinação que funcionam durante todo o ano, da seguinte forma:

1. Divisão de Controle de Zoonoses – Mediante agendamento (69) 98473-6712
Avenida Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira, das 8h às 17h;
2. Trailer de vacinação no Parque Circuito – Demanda espontânea
Avenida Lauro Sodré, n° 2983, das 8h às 13h.

ATENDIMENTO DOMICILIAR

Para tutores que possuem mais de dez animais no mesmo local, a Semusa oferece vacinação em domicílio, também mediante agendamento pelo telefone (69) 98473-6712.

META

O trabalho de vacinação itinerante faz parte de uma estratégia para elevar a cobertura de 42 mil animais vacinados em 2024. Para este ano, a meta da Prefeitura de Porto Velho é ultrapassar esse número. Para tanto, as atividades itinerantes seguirão ao longo do ano, com cronograma específico para diferentes regiões da cidade e zona rural. As datas e locais das próximas ações serão divulgadas nos canais oficiais.

“A orientação da Semusa é que os tutores procurem os serviços para garantir a imunização dos seus animais. Temos vários pontos à disposição. Com a vacinação em dia, não apenas os cães e gatos ficam protegidos, mas toda a comunidade, evitando possíveis surtos da doença que há tantos anos não é registrada na nossa cidade”, reforça Lincoln Pereira dos Santos.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS