As fortes chuvas que atingiram a região elevaram rapidamente o nível do Rio Jaru, que na última quarta-feira (27,) chegou a 10,7 metros, resultando em inundações nas proximidades das ruas Beira Rio e Tapajós, nos setores 02 e 03.
Ciente da possibilidade de alagamentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), manteve equipes de prontidão para atender emergências.
Assim que acionadas, as equipes atuaram imediatamente, prestando o suporte necessário para a remoção segura de quatro famílias cujas residências foram invadidas pelas águas. Além disso, auxiliaram na retirada de móveis, como sofás, geladeiras e camas.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Edileuza Sena, a operação teve início por volta da meia-noite e se estendeu até às cinco da manhã, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, Exército e caminhões das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agronegócio.
A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação do rio, que já apresentava recuo, registrando 10,51 metros por volta das 10h desta quinta-feira (27). Com isso, o nível de alerta quanto ao risco de novos alagamentos foi reduzido de vermelho para laranja.
A expectativa é que o volume de água continue diminuindo e que o rio retorne à normalidade até meados da próxima semana.
Fonte: Jaru On-line