O Fórum Municipal e o processo eleitoral para composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) de Porto Velho, para o biênio 2025-2027, coordenado pela Comissão Eleitoral, nomeada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ocorreu na manhã da terça-feira (26), no auditório do Centro Social São José Operário, localizado na av. Campos Sales, 4777, Nova Floresta.
O Edital de Chamamento Público CMAS nº 01/2025, abriu as inscrições, no período de 12 a 28 de fevereiro de 2025, para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que pretendessem participar do Comsean, sendo que dez OSCs se inscreveram para as oito vagas que compõe o Conselho.
As dez entidades inscritas e aptas compareceram e participaram da eleição na terça-feira(26). O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) ficou composto pelas seguintes associações /entidades eleitas:
1. Associação do Observatório Socioambiental (ODS);
2. Associação Beneficente de Voluntários e Amigos do Mariana (ABVAM);
3. Associação de Resgaste da Dignidade Humana (ARDH);
4. Associação dos Produtores Rurais e Preservacionistas Nova Aliança Vale do Sol (Asprona);
5. Associação Beneficente ASAS;
6. Federação do Cultos Afros Religiosos, Umbandas e Ameríndios do Estado de Rondonia (Fecauber);
7. Centro Social São José Operário;
8. Associação Eu Posso Ajudar (Epa).
Associação/ entidades Suplentes:
Dez entidades inscritas e aptas compareceram e participaram da eleição na terça-feira(26)1. Associação Beneficente Queiroz Almeida de Usuários do SUAS do Estado de Rondônia (ABQAUSRO);
2. Associação Banzeiro Amazônia (Iba);
A Comissão Eleitoral, após os trâmites administrativos, conforme cronograma, encaminhará no dia 1º de abril de 2025 a minuta de Decreto para nomeação dos representantes do colegiado.
Após a publicação do Decreto, será marcada a 1ª reunião para que o colegiado eleja sua Diretoria, onde a presidência é de exclusivamente de uma Organização da Sociedade Civil.
O Comsean é composto por 12 membros titulares e igual número de suplentes, nomeados por ato do Prefeito Municipal, distribuídos da seguinte forma:
I – Quatro membros do Poder Público Municipal, sendo:
- Um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social ( Semasf);
- Um representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed);
- Um representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric);
- Um representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa);
II – Oito membros representantes da Sociedade Civil Organizada (OSCs), eleitos em assembleia pública, coordenada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Velho (CMAS).
Texto: Adaides Batista e CMAS
Fotos: Rosinaldo Machado