
O governo de Rondônia participou de uma reunião com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), na terça-feira (25), em Brasília. O encontro teve como pauta principal a destinação dos veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas, que estão no pátio do Conepod, aptos a serem leiloados pela União.
O presidente do Conepod, David Inácio, e a secretária-geral, Leila Suellen, dialogaram com a diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Senad, Bárbara Caballero, e os técnicos Denise Pires e Jacó Ferreira. O objetivo da reunião foi buscar soluções para dar um destino adequado aos veículos apreendidos, a fim de promover o melhor aproveitamento dos bens.
POLÍTICAS DE COMBATE ÀS DROGAS
Além da questão dos veículos, o presidente do Conepod, David Inácio, também discutiu com os representantes da Senad estratégias para fortalecer as políticas públicas de combate às drogas no estado. Segundo David Inácio, é fundamental que esses bens sejam revertidos em benefícios para ações preventivas e repressivas ao tráfico, garantindo mais eficiência nas políticas de segurança e assistência social.
Ainda em Brasília, o presidente do Conepod reuniu-se com o diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), Sâmio Falcão, e com o coordenador Estevão Melo. O encontro teve como foco o alinhamento das tratativas para a Semana Nacional sobre Drogas, que acontecerá de 23 a 27 de junho de 2025.
SEMANA NACIONAL SOBRE DROGAS
A proposta do Conepod para a Semana Nacional sobre Drogas é realizar uma programação regionalizada, envolvendo praticamente todos os 52 municípios de Rondônia. A iniciativa contará com o apoio de órgãos e instituições parceiras para a realização de palestras educativas, capacitação de profissionais que atuam na área e outras ações voltadas à conscientização sobre os impactos negativos das drogas na vida das pessoas.
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano e Leila Suellen