Início CAPITAL Inscrições abertas para 3ª edição do Passeio Ciclístico em alusão ao Dia...

Inscrições abertas para 3ª edição do Passeio Ciclístico em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas e “Abril Verde”

Durante o evento, os participantes terão acesso a orientações de saúde, atividades esportivas e outras ações voltadas para a promoção do bem-estar

O governo de Rondônia abriu, nesta sexta-feira (21), as inscrições da 3ª edição do Passeio Ciclístico em celebração ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao Abril Verde, que vai acontecer no dia 12 de abril, em Porto Velho. A inscrição é gratuita e pode ser realizada online, através do link (https://surl.li/xgoumu) até às 19h do dia 10 de abril ou até ser atingido o limite máximo de inscritos. Os participantes poderão contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições beneficentes.

De iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio do projeto Agevisa Em Ação, o Passeio Ciclístico também homenageia o aniversário de 20 anos da Agência Estadual, e conta com a parceria da Federação de Ciclismo de  Rondônia (Fecro).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ciclismo é uma atividade que proporciona benefícios físicos e mentais, além de ser uma excelente oportunidade para o cidadão se exercitar ao ar livre, em contato com a natureza, junto à família e amigos. “Nesse sentido, o governo do estado tem realizado ações voltadas ao bem-estar da população, que estimulam a prática de hábitos saudáveis, além de fortalecer a conscientização de prevenção à saúde”, evidenciou.

PROGRAMAÇÃO  

A concentração terá início às 15h no Espaço Alternativo, com a saída programada para as 16h. O percurso será pelas Avenidas Jorge Teixeira, Santos Dumont e Lauro Sodré, encerrando-se no Portal da Jorge Teixeira, totalizando 13 quilômetros, com previsão de encerramento às 18h30. Durante o evento, os participantes terão acesso a orientações de saúde, atividades esportivas e outras ações voltadas para a promoção do bem-estar. Além disso, serão realizados sorteios de bicicletas e brindes entre os inscritos.

Os 200 primeiros inscritos que chegarem ao local de concentração receberão camisetas do evento. Para maior conforto e segurança durante o percurso, recomenda-se o uso de protetor solar, chapéu, boné e capacete de ciclista. 

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da prática regular de atividades físicas para saúde e convida toda a população a participar. “O objetivo do evento é aumentar a conscientização sobre saúde e prevenção, incentivando hábitos saudáveis que promovam a qualidade de vida dos cidadãos”, ressaltou.

DOENÇA DE CHAGAS

O Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado em 14 de abril. O coordenador Estadual da doença de Chagas da Agevisa/RO, José Maria Silva Nobre, destacou a relevância da descoberta feita pelo sanitarista brasileiro Carlos Chagas em 1909, enquanto combatia a malária no interior de Minas Gerais. A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto conhecido como barbeiro. “A conscientização sobre a doença é essencial para melhorar as taxas de tratamento precoce e cura, bem como para interromper sua transmissão. O passeio ciclístico é uma oportunidade para dar visibilidade a essa doença tropical”, frisou.

ABRIL VERDE

A gerente Técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVISAT), Elisane Melo, destacou que o Movimento Abril Verde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A iniciativa surge em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril. A meta é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, muitas vezes evitáveis.

Exit mobile version