O agronegócio sustentável de Rondônia desperta o interesse dos produtores rurais
A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de melhorar as condições de produção, com uma agricultura eficaz e produtiva, faz com que o governo de Rondônia demonstre aos agricultores familiares do estado, a importância do investimento em tecnologia com sustentabilidade. São alternativas apresentadas pelos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), que procura minimizar os impactos ambientais, garantindo a conservação dos recursos naturais e a manutenção da produtividade ao longo do tempo.
A agricultura sustentável se destaca como um caminho essencial para os agricultores familiares de Rondônia, pois permite a adoção de práticas que aumentam a eficiência produtiva sem comprometer o meio ambiente. Nesse contexto, o uso de tecnologia tem sido um aliado para otimizar a produção agrícola e reduzir desperdícios.
Entre as principais estratégias, recomendadas pelos extensionistas da Emater-RO, estão:
Uso de técnicas como o sistema de plantio direto;
Rotação de culturas;
Consórcio agroflorestal; e
Adubação verde.
Essas práticas melhoram a fertilidade do solo, reduzem a necessidade de defensivos químicos e fortalecem a resiliência das lavouras frente às mudanças climáticas.
O consórcio agroflorestal é uma tecnologia que visa a sustentabilidade
De acordo com o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, com o auxílio de drones e sensores inteligentes, os agricultores podem mapear a qualidade do solo e identificar áreas que necessitam de intervenção, evitando o uso excessivo de insumos e reduzindo custos. “Recentemente recebemos 15 drones, com treinamento de técnicos, para mapear e monitorar as áreas inseridas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia”, destacou.
Os drones fazem parte de uma cooperação técnica entre a Emater-RO e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com objetivo de expandir a área sob proteção legal e melhorar o manejo das propriedades rurais na recomposição de reserva legal, e áreas de preservação ambiental (APPs), além de aumentar a área sob restauração e manejo sustentável na Amazônia brasileira.
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E TECNOLOGIA
Além dos benefícios ambientais, a agricultura sustentável contribui diretamente para melhoria da renda das famílias rurais. A diversificação da produção, por exemplo, permite que os pequenos produtores tenham acesso a diferentes mercados, reduzindo sua vulnerabilidade econômica. Com esse suporte das políticas públicas de governo e dos incentivos à adoção de práticas sustentáveis, a agricultura familiar em Rondônia pode se tornar uma referência na produção responsável e harmonização entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, isso demonstra o quanto o agronegócio do estado vem crescendo de maneira sustentável, a fim de despertar o interesse dos produtores familiares em produzir mais, visando inclusive, o mercado internacional. “A Rondônia Rural Show Internacional é a oportunidade que nossos produtores têm, sejam eles grandes ou pequenos, de colocar seus produtos no mundo dos negócios. Há espaço para todos, e isso ajudará a fomentar o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, enfatizou.