O agricultor que visitar a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná, encontrará o que há de mais moderno em matéria de tecnologia da produção rural. Mas é preciso ter atenção aos detalhes, porque nem sempre a tecnologia estará visível, como no caso das enormes máquinas espalhadas pelo pátio da Feira. No estande da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), denominado Vitrine Tecnológica, a inovação que pode mudar a realidade da propriedade rural e da família do produtor pode estar encoberta, sob as plantas cultivadas para demonstração. É o caso dos modernos sistemas de irrigação localizada, que economizam mais de 70% da água e aumentam a eficiência produtiva das plantas.
USO E CONSERVAÇÃO
A Emater-RO apresentará a tecnologia de uso e conservação da água através de unidades demonstrativas. Entre outras situações, mostrará uma lavoura de café com 603 plantas irrigadas por meio de um sistema de gotejo que economiza mais de 70% da água, quando comparado a outros sistemas de irrigação. Essa economia, por si só, é motivo suficiente para incentivar o produtor em tempos de crise climática com seca extrema, como a que se viu em 2024.
Mas as vantagens da tecnologia vão ainda mais longe. Além de o produtor gastar menos com água e energia, ainda pode diminuir mão de obra e aumentar a eficácia da adubação através da fertirrigação, modelo usado para diluir os fertilizantes químicos, macro e micro nutrientes, para aplicação juntamente à água da irrigação, de modo automatizado.
Estudos da Agência Nacional de Águas (ANA) revelam que, a agropecuária é a atividade que mais consome água no país, algo em torno de 70% do consumo nacional, o que torna a irrigação e o uso geral da água um assunto prioritário quando se trata de produção rural.
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Wagner Osair
Secom – Governo de Rondônia