Quarta-feira, Fevereiro 26, 2025
spot_img
InícioPOLÍTICAMPRO promove reuniões para combater violência doméstica em Pimenta Bueno

MPRO promove reuniões para combater violência doméstica em Pimenta Bueno

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) promoveu reuniões nos dias 24 e 25 de fevereiro com integrantes da Segurança Pública e Secretarias de Assistência Social dos municípios de Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Pimenta Bueno. O objetivo foi ajustar a atuação dos órgãos de segurança pública no projeto MP Itinerante e acompanhar políticas públicas no âmbito da violência doméstica.

Reuniões com Segurança Pública

Nos encontros, estiveram presentes integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Junta Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública. A reunião foi presididas pela Promotora de Justiça Luciana Ponte Damasceno, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pimenta Bueno. Discutiu-se acerca do alto índice de criminalidade envolvendo situações de gênero e a necessidade de retorno da Patrulha Maria da Penha.

Encontros com Secretarias de Assistência Social

O Ministério Público também se reuniu com as Secretarias de Assistência Social dos três municípios. O objetivo foi conhecer as políticas públicas de combate à violência doméstica, definir fluxos de atuação e deliberar sobre as formas de inserir as mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho. Discutiu-se também sobre a necessidade de criar uma Casa de Acolhimento para abrigar vítimas de violência doméstica.

Ações Preventivas e de Suporte

A promotora de Justiça destacou a importância de uma atuação preventiva e de suporte contínuo às famílias que vivenciam a violência de gênero. Foram propostas iniciativas de orientação, cursos de profissionalização e suporte psicológico às vítimas e suas famílias. Essas ações visam garantir a segurança e o bem-estar das mulheres na região.

Essas reuniões fazem parte dos esforços do MPRO para combater a violência doméstica e proteger as vítimas, fortalecendo a rede de apoio e garantindo uma resposta eficaz aos casos de violência.

Por: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS