A etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o tema “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”, acontecerá em março, em Porto Velho
O governo de Rondônia realizará, no mês de março, a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o tema “Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica”. Organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o evento tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos. A conferência ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), em Porto Velho.
Essa será a etapa estadual da conferência, que ocorre após a conclusão das etapas municipais, nas quais os participantes apresentaram propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª CNMA, sendo eles:
- Mitigação;
- Adaptação e preparação para desastres;
- Justiça climática;
- Transformação ecológica; e
- Governança e educação ambiental.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade única de dialogar sobre os desafios e soluções para preservação ambiental no estado. “A presença no evento reafirma o engajamento do governo com a proteção dos recursos naturais e o fortalecimento das ações em prol do meio ambiente, para que possamos continuar avançando, ainda mais, em direção a um desenvolvimento que seja equilibrado e que respeite a biodiversidade”, salientou.
Etapa estadual ocorrerá nos dias 12 e 13 de março, em Porto Velho
BENEFÍCIOS
Segundo o diretor de Governança Climática, Diogo Martins Rosa, a participação na CNMA fortalece a governança ambiental do estado de Rondônia. “Ao envolver diferentes setores da sociedade, como governo, sociedade civil e setor privado, a participação na Conferência é uma forma de fortalecer a governança ambiental do estado. As conferências promovem também, a construção de políticas públicas mais abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da população”, explicou.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou que participar da Conferência Nacional do Meio Ambiente traz inúmeros benefícios às cidades brasileiras, exclusivamente ao estado. “Ao participar da CNMA, Rondônia colhe vários benefícios em prol de melhorias para o meio ambiente do estado, destacando-se o acesso a conhecimento e inovação. As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem e adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental.”
Texto: Jorge Fernando
Fotos: Livia Balbino e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia