O empenho dos comunitários e o suporte da equipe técnica foram cruciais para superar as metas estabelecidas no manejo do Pirarucu
Com objetivo de discutir parcerias voltadas ao Manejo de Controle do Pirarucu Invasor na Reserva Extrativista (Resex) Rio Cautário, o governo de Rondônia realizou na segunda-feira (24), uma reunião estratégica com representantes da Câmara dos Vereadores e da prefeitura de Costa Marques. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com apoio do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga). A ideia é ampliar as ações que visam conter a propagação da espécie, garantindo equilíbrio ambiental e benefícios às comunidades locais envolvidas no processo, levando em consideração o crescimento do projeto e importância para sustentabilidade da região.
O debate abordou, também, estratégias para a comercialização do pescado, para incentivar a economia local e oferecer novas oportunidades aos extrativistas. Com a valorização desse trabalho, a iniciativa se torna um modelo de desenvolvimento sustentável, aliando conservação ambiental e geração de renda. Além do impacto ecológico e econômico, a representatividade do projeto foi um dos pontos enfatizados durante as reuniões. Dessa forma, o envolvimento do Poder Público, dos pescadores e da sociedade civil fortalece a iniciativa, consolidando a iniciativa, como uma referência no estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a atividade demonstra o comprometimento da gestão estadual com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades que dependem dos recursos naturais. “O manejo do Pirarucu na Resex Rio Cautário é um exemplo de como a gestão ambiental pode gerar resultados positivos, tanto para a conservação quanto à economia local. Estimular iniciativas como essa, significa fortalecer nossa biodiversidade e oferecer melhores oportunidades aos trabalhadores da região”, ressaltou.
Reunião estratégica discute parcerias voltadas ao Manejo
Conforme a analista ambiental da Sedam e coordenadora do manejo, Chirlaine Varão, a importância do trabalho está diretamente ligada ao envolvimento de parceiros. “Quanto mais pessoas e instituições se unirem a essa causa, maior será o alcance das ações e o impacto positivo na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região. Além disso, o apoio de diferentes setores fortalece a estrutura do projeto, para garantir que o manejo continue crescendo e assim, gerar benefícios às comunidades locais”, destacou.
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, essa é uma etapa importante para o desenvolvimento do projeto. “Estamos empenhados na busca de parcerias que possam contribuir para a expansão do projeto, bem como na divulgação das ações realizadas. A crescente notoriedade do manejo do Pirarucu reforça a necessidade de apoio contínuo para garantir sua eficácia e sustentabilidade a longo prazo”, afirmou.
Governo do Estado de Rondônia