Terça-feira, Fevereiro 25, 2025
spot_img
InícioPOLÍTICADeputada Silvia Cristina mostra confiança em retorno da isenção do ICMS para...

Deputada Silvia Cristina mostra confiança em retorno da isenção do ICMS para Guajará-Mirim

Secretário de Fazenda de São Paulo sinaliza que pode retornar com a isenção do ICMS


A deputada federal Sílvia Cristina se mostrou confiante de que a isenção do ICMS para Guajará-Mirim poderá ser retomada, após encontro na manhã desta segunda-feira (24), com o secretário estadual de Fazenda de São Paulo, Samuel Kinoshita, para tratar dessa questão.

“Um passo muito importante foi dado. Mostramos ao secretário que a economia de Guajará depende dessa isenção de 7% do ICMS nas remessas de produtos industrializados com origem em São Paulo, destinados à comercialização ou industrialização. O secretário nos ouviu e pudemos fazer um relato da dura situação que o município enfrenta, com o fim dessa isenção”, disse a deputada.

A parlamentar estava acompanhada do prefeito de Guajará-Mirim, o Netinho, e do ex-prefeito e 1º vice-presidente da Facer, Cícero Noronha.
“Agradecer pela forma atenciosa que nos recebeu e com o profundo conhecimento técnico que possui, após receber essas informações que vão além do alcance da revogação em si, pois são informações acerca dos impactos sociais, com a ameaça de desemprego e redução das atividades das empresas atingidas pela medida, ele se comprometeu em fazer novo estudo sobre a revogação”.

O prefeito Netinho mostrou que mais de 90% do território do município é destinado para áreas de reserva ambiental. “Ou seja, não temos a força da agropecuária que outras regiões de Rondônia possuem. Sendo o comércio uma atividade econômica primordial, que foi duramente impactada com o fim da isenção do ICMS e por isso estamos buscando uma solução”, completou o prefeito.

Samuel Kanishita assumiu o compromisso de despachar com o governador Tarcísio de Freitas, levando todos esses argumentos, para tentar equalizar essa questão. “Ela não tinha noção do tamanho do problema econômico e social que estamos enfrentando com a medida. Para São Paulo, é uma arrecadação irisória. Mas, para Guajará significa a sua sobrevivência”, finalizou a deputada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS