O parlamentar disse que a falta de duplicação e os elevados custos com pedágios
resultarão em um aumento das despesas para usuários e o setor produtivo
O deputado Cirone Deiró tem se destacado na luta por maior transparência no
processo de concessão da BR-364/RO, rodovia estratégica que conecta seis
estados brasileiros e é fundamental para o escoamento da produção agropecuária
pelo Norte do país. Conhecida como Rota do Agro Norte, a rodovia será leiloada na
próxima quinta-feira (27), na Bolsa de Valores de São Paulo, mas o parlamentar
alerta que as condições da concessão não atendem às principais reivindicações dos
rondonienses, especialmente a duplicação da via.
Pedágios e falta de investimentos preocupam usuários
De acordo com Cirone, a implementação de sete praças de pedágio ao longo da
BR-364, com uma média de uma a cada 100 quilômetros, será um dos principais
impactos negativos da privatização. O deputado calcula que um motorista de carreta
de até nove eixos que saia de Vilhena com destino a Porto Velho terá um gasto
extra de aproximadamente R$ 2 mil em uma viagem de ida e volta. “Esse valor não
condiz com a falta de investimentos na rodovia. A duplicação, que sempre foi a
principal demanda dos rondonienses, não está sendo priorizada,” denuncia.
A BR-364 é uma das rodovias mais importantes do país, ligando São Paulo, Minas
Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, e facilitando a exportação da
produção agropecuária pelo Norte do Brasil. No entanto, Cirone avalia que os
benefícios da concessão não serão sentidos pelos rondonienses. “A duplicação de
apenas 113 quilômetros e a construção de 200 quilômetros de faixas adicionais não
vão resolver os problemas crônicos da rodovia, como o alto número de acidentes,”
alertou.
Qualidade do serviço e transparência em xeque
Outro ponto de preocupação destacado pelo deputado é a falta de garantias sobre a
manutenção da qualidade do serviço após a concessão que será de 30 anos.
“Embora o modelo tarifário tenha como objetivo apoiar melhorias operacionais, não
há garantias de que essas melhorias serão implementadas de forma eficaz e em
tempo hábil. Os usuários podem continuar enfrentando trechos mal conservados e
uma experiência de viagem ruim,” afirmou.
Cirone também chama a atenção para o fato de que as primeiras obras a serem
realizadas serão justamente as praças de pedágio, e não melhorias significativas na
infraestrutura da rodovia. “Vamos continuar tendo uma rodovia com os mesmos
problemas, a única diferença será que a cada 100 quilômetros vamos ter que pagar
o custo do pedágio,” crítica.
O parlamentar reforça que a luta dos rondonienses sempre foi pela duplicação da
BR-364, uma reivindicação antiga de motoristas e empresas de transporte. Segundo
ele, inicialmente, a proposta de privatização foi justificada pela necessidade de
duplicação. “A concessão que está sendo realizada pelo Governo Federal não
atende a essa demanda. Precisamos de mais transparência e de um modelo que
realmente beneficie a população e o setor produtivo de Rondônia,” concluiu.
Edna Okabayashi
Jornalista