Início CAPITAL NOVA ROTINA: Risco de facções criminosas reduz circuito carnavalesco em Porto Velho

NOVA ROTINA: Risco de facções criminosas reduz circuito carnavalesco em Porto Velho

A polícia e os blocos preferiram ficar em apenas três avenidas


Iniciado oficialmente há uma semana, o carnaval 2025 em Porto Velho conta com os reflexos deixados pelos ataques terroristas cometidos por membros de facções criminosas dentro do perímetro urbano e rural do município nos primeiros dias do ano. 

Ainda convivendo com a presença da Força Nacional, que ficará até o mês de março nas ruas da cidade, a população de Porto Velho terá de se adaptar a uma nova agenda oficial da folia, isso por conta de questões de inteligência da segurança pública. 

Blocos que tradicionalmente desfilavam dentro dos bairros da cidade tiveram de ser remanejados para apenas três circuitos divididos em setores de zonas distintas da cidade: Avenida Pinheiro Machado (Centro), José Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Sul). 

O motivo para essa mudança é justamente a impossibilidade de a força de segurança pública do Estado garantir a logística e a estratégia de inteligência para identificar possíveis membros de facções que possam estar nesses locais abertos à sociedade.

A decisão de que os blocos teriam de se adaptar à nova realidade da segurança pública na capital do Estado foi tomada após reuniões entre órgãos de segurança pública, Ministério Público – MP/RO, prefeitura de Porto Velho e a liga dos representantes dessas agremiações carnavalescas.

Nestes encontros, os policiais apresentaram o seu estudo de inteligência que apresentou uma melhor efetividade da segurança para os foliões com a manutenção de apenas esses três circuitos. Entendendo a necessidade de um evento com o máximo de segurança, os blocos aceitaram a limitação de circuitos e reprogramaram suas agendas. 

Porém, o único a se rebelar foi o”o Bloco das Kaxorras”, que não aceitou mudar sua tradicional rota e cancelou o seu desfile, cuspindo marimbondos contra as autoridades, que apenas concordaram em desempenhar um plano estratégico de segurança. 

“Esse itinerário do carnaval 2025 em Porto Velho foi uma decisão em comum acordo por todas as partes, em nenhum momento houve imposição da polícia, apenas entendemos essa nova realidade. Ainda destacamos que o Blocas Kaxorras segue com toda a estrutura inicialmente oferecida pela municipalidade”, disse Emerson Dias, diretor administrativo da Funcultural. 

O carnaval retorna às ruas de Porto Velho neste final de semana com a programação oficial destacando o aguardado desfile da Banda do Vai Quem Quer, neste próximo sábado (1).

Fonte: Rondoniaaovivo

Exit mobile version