Início ESTADO Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025 abre credenciamento para curadores voluntários

Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025 abre credenciamento para curadores voluntários

A Curadoria irá selecionar as produções artísticas inscritas para as fases 2 e 3 do Festival, contemplando as categorias Fera Segmentos e Bandas e Fanfarras, nos meses de abril, maio e junho de 2025

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2025, uma das maiores celebrações culturais do estado de Rondônia, realizado pelo governo do estado, está presente nas escolas estaduais e com inscrições abertas para o credenciamento e seleção de profissionais voluntários que desejam compor a Comissão de Curadoria do evento, no período de 20 de fevereiro a 20 de março. Os interessados devem acessar o site oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na página artecultura.seduc.ro.gov.br, onde também estão disponibilizados os editais e todas as informações necessárias. Mais informações através do email culturaescolar@seduc.ro.gov.br

A iniciativa da Seduc, por meio da Diretoria-Geral de Educação (DGE) e Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), com execução da Gerência de Arte e Cultura Escolar (Gace), tem como objetivo analisar e selecionar as produções artísticas inscritas para a fase estadual do Festival. A curadoria irá selecionar as produções artísticas inscritas para as fases 2 e 3 do festival, contemplando as categorias Fera Segmentos e Bandas e Fanfarras, nos meses de abril, maio e junho de 2025.

Festival Estudantil Rondoniense de Artes é uma das maiores celebrações culturais do estado de Rondônia

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a arte e a cultura são ferramentas poderosas de transformação social e capazes de despertar a sensibilidade, a criatividade, o senso crítico e a autoestima dos alunos. “O Festival também tem o importante papel de ampliar a visibilidade da arte-educação e das produções culturais das escolas estaduais de Rondônia”, ressaltou.

ARTE E CULTURA

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que o Fera 2025 busca incentivar e valorizar a arte e a cultura no ambiente escolar, promovendo a troca de conhecimentos entre estudantes e educadores, consolidando valores essenciais para a construção da cidadania. “O Fera é muito mais que um Festival, é um projeto que transcende as paredes das escolas e se transforma em um palco onde a criatividade, a expressão e a diversidade se encontram. É onde os estudantes têm a oportunidade de mostrar o seu talento, de compartilhar suas ideias e de celebrar a cultura em suas mais variadas formas.”

QUEM PODE SER CURADOR

Conforme a gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Sabrynne Sena, podem se credenciar como curadores do Fera 2025 profissionais das áreas de artes visuais, teatro, dança, música e cinema, com experiência comprovada na área artística e/ou educacional. “A participação é aberta tanto para profissionais residentes em Rondônia quanto para pessoas de qualquer lugar do mundo, ampliando a diversidade de olhares e experiências artísticas”, explicou.

O diferencial da curadoria do Fera 2025 é que os curadores poderão participar de três fases distintas

A gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc salientou ainda que, “a música, dança, teatro, as artes visuais, o cinema, todas as formas de expressão artística têm espaço no Fera, e todas são igualmente importantes para o desenvolvimento dos nossos jovens.”

Neste ano, o diferencial da curadoria do Fera 2025 é que os curadores poderão participar de três fases distintas:

  • Fase Municipal: Participação presencial, aberta somente para pessoas residentes no município.
  • Curadoria Geral: Aberta para todos, de qualquer lugar do mundo todo, realizada de forma virtual.
  • Fase Estadual: Participação presencial, exclusiva para curadores residentes em Porto Velho.

Governo do Estado de Rondônia

Exit mobile version