Sábado, Fevereiro 22, 2025
spot_img
InícioPOLÍTICAJean Mendonça destaca posse do desembargador Gilberto Barbosa na presidência do Colégio...

Jean Mendonça destaca posse do desembargador Gilberto Barbosa na presidência do Colégio de Corregedores do Brasil

Novo presidente falou da importância de assegurar aplicação uniforme e justa da lei, com atenção às diferenças regionais do Brasil

Na última quinta-feira, (20) de fevereiro, o desembargador Gilberto Barbosa tomou posse como presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). A cerimônia ocorreu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, e contou com a presença de autoridades, incluindo o deputado e advogado Jean Mendonça, que destacou a relevância do cargo para a magistratura de Rondônia.

Em seu discurso, o desembargador Gilberto Barbosa enfatizou a necessidade de os corregedores manterem um olhar atento às diferenças regionais e seguirem firmes no propósito de garantir a aplicação uniforme e justa da lei. “Na condição de guardiões do equilíbrio institucional, os integrantes das corregedorias devem promover a integridade e a eficiência do sistema de justiça”, declarou.

O deputado Jean Mendonça celebrou a posse como sendo um momento histórico para o Judiciário brasileiro e para o estado de Rondônia. “Foi uma honra participar desse momento importante, marcado pela relevância do cargo que o desembargador Gilberto Barbosa ocupará no  cenário do Judiciário brasileiro”, afirmou. Mendonça também desejou sucesso ao novo presidente em sua missão à frente do CCOGE.

Gilberto Barbosa é desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) desde 2011 e assumiu o cargo de corregedor-geral para o biênio 2024/2025. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Católica de Direito de Santos, ele possui especializações em Direito Processual Civil e em Direito Constitucional e Administrativo.

A solenidade contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos), senador Marcos Rogério (PL), presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Miguel Raduan, procurador de Justiça, Ivanildo de Oliveira e desembargador Roosevelt Queiroz.

Além de Gilberto Barbosa, a comissão executiva do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil-CCOGE para o exercício de 2025 conta com desembargadores de diversos estados do país. 

Entre os membros estão:  

1.º vice-presidente: desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli (Santa Catarina);  
2.º vice-presidente: desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos (Maranhão);  
1.º tesoureiro: desembargador José Luiz Leite Lindote (Mato Grosso);  
2.º tesoureiro: desembargador Francisco Bandeira de Mello (Pernambuco);  
1.º secretário: desembargador Roberto Maynard Frank (Bahia);  
2.º secretário: desembargador Francisco Eduardo Loureiro (São Paulo).  


Fonte: Carlos Henrique / Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS