As investigações começaram a partir de um vídeo publicado pelo g1.
Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi alvo da operação ‘Escudo Verde’, deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (20), para combater os crimes de incêndio florestal e degradação nas proximidades do muro do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), em setembro do ano passado, em Manaus.
As investigações começaram a partir de um vídeo publicado pelo g1. Durante a operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em locais diferentes com o objetivo de identificar a motivação do crime. Ninguém foi preso.
Nas imagens que deram origem a operação, é possível ver um homem se aproximando do muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública e de laboratórios de pesquisa. Ele despeja um produto, possivelmente inflamável, no local. Cerca de 1 minuto depois, o fogo se inicia e as chamas começam a se alastrar pela vegetação.
A direção do Inpa informou que o local atingido pelo fogo faz parte da Área de Proteção Ambiental Manaós (APA Manaós) e reafirmou o compromisso com a preservação do espaço.
“A Direção do Inpa reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio natural e está empenhada na responsabilização dos possíveis envolvidos nos incidentes”.
O suspeito poderá responder pelo crime de provocação de incêndio em floresta ou outras formas de vegetação e degradar floresta.
Portal SGC