A capital amazonense caminha para eliminar o uso de dinheiro nos ônibus, apostando em bilhetagem eletrônica e aplicativos
Há mais de 18 anos, o transporte público de Manaus iniciou uma transformação tecnológica que trouxe mais agilidade e segurança para os passageiros. O uso do smartcard Passa Fácil, adotado nos primeiros anos dos anos 2000, marcou o início dessa modernização. Atualmente, o sistema atende cerca de 85% dos usuários da capital amazonense e se prepara para um novo salto: a eliminação do dinheiro em espécie nos ônibus.
De acordo com Fábio Byron, gerente de Bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), a medida visa aumentar a segurança e a praticidade do serviço. “Ter dinheiro dentro do coletivo é o grande atrativo para o assalto a bordo. Por isso, estamos preparados para transformar 100% do nosso movimento em bilhetagem eletrônica sem causar nenhum problema para os passageiros. Curitiba, Campo Grande, Brasília e Belo Horizonte já estão indo nessa direção e com resultados positivos”, destaca Byron.
Aplicativos facilitam o dia a dia dos passageiros
A inovação no transporte público de Manaus vai além da bilhetagem eletrônica. Os passageiros contam com dois aplicativos para tornar as viagens mais rápidas e organizadas. O “Cadê Meu Ônibus” permite acompanhar o deslocamento dos veículos em tempo real, escolher a melhor linha e o horário mais conveniente, além de enviar sugestões e reclamações. Já o “Cadê Meu Ônibus Recarga” funciona como uma carteira digital, gerando um QR Code que pode ser utilizado diretamente no validador do ônibus.
Além dos aplicativos, os terminais de integração da cidade oferecem a tecnologia EMV (Europay, Mastercard e Visa), que permite o pagamento da passagem com cartões de crédito e débito, proporcionando mais uma opção prática para os passageiros.
Atendimento virtual com Sindy e rede de recarga ampliada
Outra inovação de destaque é o chatbot Sindy, assistente virtual que há cinco anos atende os passageiros via WhatsApp, resolvendo 95% das conversas iniciadas. Nos próximos dias, o Sinetram lançará uma versão do chatbot para o aplicativo Telegram, ampliando o acesso dos usuários ao serviço. “O Telegram oferece um design de menu mais eficiente e seguro, permitindo interações mais amigáveis para o cliente”, explica Byron.
Para os usuários que preferem recarregar o cartão fisicamente, o Sinetram criou uma rede com mais de 180 pontos de recarga em mercadinhos, drogarias, supermercados e outros estabelecimentos nos bairros da cidade. No entanto, mais de 55% das vendas de varejo já acontecem de forma online, liberando o crédito no cartão em até 30 minutos.
O futuro da bilhetagem em Manaus
Com um Centro de Controle Operacional (CCO) que acompanha remotamente detalhes como horários, deslocamentos e eventuais quebras de ônibus, o Sinetram tem alcançado um índice de eficiência entre 99,5% e 99,8%. Mas as metas para o futuro vão além. Segundo Fábio Byron, o próximo passo é eliminar o uso do cartão físico. “Em alguns países, a conta do cliente fica armazenada na nuvem. O passageiro é identificado no validador com a biometria facial, e o sistema desconta o valor da passagem automaticamente. Já estamos trabalhando em pesquisas e parcerias para chegar nesse ponto”, revela o gerente.
Com esses avanços, Manaus se consolida como referência em transporte público no Brasil, proporcionando mais segurança, agilidade e conforto aos passageiros, que são tratados como clientes em uma operação cada vez mais moderna e eficiente.