“O caso aconteceu na tarde do último sábado na região do primeiro distrito”
Quatro crianças que estavam sozinhas, no interior de uma residência situada no Bairro Urupá, primeiro distrito de Ji-Paraná, e que foram resgatadas na noite do último sábado (15/2/25), ainda estão sendo assistidas pela a instituição de acolhimento da Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf). A mãe que não teve a identidade divulgada é acusada de ter deixado os filhos sozinhos logo após o almoço e não mais retornou.
De acordo com informações do 1º Conselho Tutelar, o resgate aconteceu entre às 20h e 21h, durante o trabalho de acompanhamento do Corpo de Bombeiros na região do bairro Urupá, em decorrência da elevação do nível do Rio Urupá, afluente do Rio Machado. Em uma das residências, a água estava bem próxima da porta do imóvel e, segundo vizinhos, no interior da mesma estavam quatro crianças com idade entre 4 e 11 anos de idade.
Conselho acionado
Perguntado onde estavam os pais, as crianças responderam que a mãe havia saído de casa logo após o almoço e não mais retornado. Logo, foi feito o resgate e acionado o plantão do 1º Conselho Tutelar para acompanhar o caso. Na sequência, os quatro irmãos foram encaminhados para a instituição de acolhimento da prefeitura local.
Providências
Nesta quinta-feira (20/2), a reportagem manteve contato com a conselheira tutelar, Leandra Brito. Ela informou que a mãe das crianças compareceu à sede do conselho apenas na manhã desta última quarta-feira para se justificar. Ainda de acordo com a conselheira, um relatório sobre o fato já foi encaminhado para o judiciário (Vara da Infância e Família) para que sejam tomadas todas as providências cabíveis. De acordo com outra informação, ainda não confirmada, a mãe seria consumidora de bebidas alcoólicas.
Portal SGC