Início CAPITAL Programa Faculdade da Prefeitura realiza avaliação de traços fenotípicos

Programa Faculdade da Prefeitura realiza avaliação de traços fenotípicos

A ação aconteceu na Casa dos Conselhos do município de Porto Velho

Essa etapa consiste na verificação dos traços físicos dos candidatos e candidatas que se autodeclaram pretos ou pardos

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, realizou, no último domingo (16), a banca para avaliação de traços fenotípicos. A ação aconteceu na Casa dos Conselhos do município de Porto Velho.

A avaliação de traços fenotípicos serve para confirmar a cor ou raça de um candidato ou candidata que quer fazer jus às cotas raciais para concursos públicos e vestibulares.

Este ano, o edital nº 001/CGFP/2024 para o Processo Seletivo 2025.1, teve uma novidade, que foi a ampliação das vagas preferenciais, uma determinação do prefeito Léo Moraes. Para o processo seletivo desse ano, foram ofertadas 126 vagas. Desse total, 24 são preferenciais (12 para pessoas com deficiência e 12 para pretos, pardos, indígenas e quilombolas).

Para as vagas étnico-raciais (https://faculdadepvh.portovelho.ro.gov.br/), foram pré-selecionadas 36 pessoas que tinham que comparecer nas faculdades com os documentos. Segundo o conselheiro presidente do Programa Faculdade da Prefeitura, Augusto de Souza Leite, apenas 24 candidatos apareceram nas faculdades e somente 16 participaram da banca de avaliação de traços fenotípicos.

O resultado definitivo dos candidatos selecionados será divulgado no dia 28 de fevereiro

“Essa é uma parte fundamental do certame, pois tem um diferencial não só do ponto de vista do benefício que ele trará à educação, mas o benefício à sociedade como um todo. A banca foi realizada apenas em um dia, quem perdeu não conseguirá fazer novamente”, disse Augusto Leite.

Ainda de acordo com o Programa Faculdade da Prefeitura, no dia 19 de fevereiro, será divulgado o resultado da análise dos documentos e da comissão que avaliou os traços fenotípicos (apenas para os candidatos cotistas étnico-raciais) dos candidatos pré-selecionados.

Já nos dias 20 e 21 de fevereiro, será a interposição de recurso administrativo (por e-mail). O resultado definitivo dos candidatos selecionados será divulgado no dia 28 de fevereiro. A efetivação da matrícula dos candidatos aprovados junto às IES, acontece entre os dias 1º a 6 de março.

Em 2025, o processo seletivo, em número de inscrições, ultrapassou mais de 5 mil candidatos inscritos. O Programa Faculdade da Prefeitura, criado em 2010, já beneficiou mais de 1.400 munícipes de Porto Velho ao longo desses mais de 14 anos de existência, transformando a realidade de famílias em vulnerabilidade socioeconômica.

Texto: André Oliveira
Foto: José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Exit mobile version