“Em resposta o DER em Ouro Preto, prometeu solução para a linha 208”
A situação de várias estradas na região central do Estado tem prejudicado, além do escoamento da produção agrícola, também o transporte escolar e de pacientes. Reclamação é quase geral de famílias residentes na zona rural de municípios como Ji-Paraná, Ouro Preto e Vale do Paraíso. Algumas dessas estradas a manutenção é de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). Um exemplo é na Linha 208 com pontos e bueiros danificados pelas fortes chuvas.
Na manhã desta sexta-feira (17/2/25), mais uma vez, a sitiante Tânia Gomes manteve contato com a reportagem do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), para reclamar do momento que as famílias do travessão entre o distrito de Rondominas e a fazenda Jaó, estão passando. Segundo ela, a equipe do DER já teria tentado duas vezes resolver o problema da Linha 208, sem obter êxito. Um trecho do travessão está interditado e outros pontos, também em estado bastante crítico.
Tânia Gomes afirmou que sem estradas as crianças estão sem o transporte escolar e, com isso, sem aula. Estamos ficando, muitas vezes, até 4 e 5 dias sem energia”, lamentou. De acordo com a sitiante, na Linha 207 os bueiros estão ruins, a cabeceira de uma ponte ‘rodou’. Na 206 muito barreiro e na 205, a passagem de qualquer veículo está interrompida. “Em caso de necessidade para ir à Ouro Preto ou Ji-Paraná, temos que usar um desvio pela Linha 16”, lamentou.
DER
Também nesta manhã, a reportagem do Portal SGC manteve contato com o chefe da Residência do DER, em Ouro Preto, Edinaldo Andrade. Ele informou já ter conhecimento da situação e, sobre a Linha 208, uma equipe do órgão está indo para o local onde irá montar uma galeria. Outra equipe está entre o Vale do Paraíso e o distrito de Santa Rosa para resolver o problema de uma ponte, enquanto outra equipe se desloca para a estrada entre Urupá x Mirante da Serra (distrito de Bom Jesus. “Temos conhecimento de todos esses problemas e estamos trabalhando para melhorar as condições de tráfego de veículos, o quanto antes, mesmo com esse forte período de chuvas”, afirmou.
Portal SGC