Quinta-feira, Fevereiro 20, 2025
spot_img
InícioESTADOGoverno de RO fortalece integração na faixa de fronteira com atuação de...

Governo de RO fortalece integração na faixa de fronteira com atuação de Núcleo Estadual

Primeira reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia, acontece nesta terça-feira (18)

O Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro) reúne diversas secretarias e órgãos do governo estadual para coordenar ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento regional de fronteira. Nesse sentido, o governo de Rondônia, retoma os trabalhos de articulações através do Núcleo, com a abertura da reunião nesta terça-feira (18), às 8h, na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Edifício Rio Pacaás Novos, Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o evento será presidido pela Gerência de Gestão e Modernização Institucional. O Neifro conta com a participação da Casa Civil do Estado de Rondônia (Casa Civil), Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Integram, também o Núcleo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O objetivo do grupo é promover políticas públicas voltadas ao crescimento econômico, sustentabilidade e fortalecimento da integração na região de fronteira.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a segurança da fronteira é um dos principais pilares do Neifro, que conta com uma atuação proativa e colaborativa. Uma abordagem integrada e coordenada, em conjunto com o apoio do governo federal e parceria com a Bolívia, são fatores fundamentais para o sucesso nesta empreitada. “O governo segue investindo, e trabalha para promover um futuro seguro, próspero e integrado em toda região de fronteira”, evidenciou.

BOAS PRÁTICAS 

As apresentações serão feitas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O encontro também permitirá o compartilhamento de boas práticas, a discussão sobre desafios enfrentados e identificação de possíveis parcerias para fortalecer as iniciativas na região.

De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, a revitalização do Neifro acompanhará mais de perto as demandas da fronteira, podendo atender da melhor forma os cidadãos fronteiriços, e também criar oportunidades de desenvolvimento sustentável para fortalecer a integração com o país vizinho. “A integração das políticas públicas, o monitoramento das fronteiras e o desenvolvimento econômico caminharão lado a lado, com resultados que refletirão diretamente no bem-estar da população,” salientou.

FAIXA DE FRONTEIRA 

A Sesdec trabalha na ordem e proteção dos cidadãos, na criação e execução de ações que enfrentam a criminalidade e promove o bem-estar social. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, a faixa de fronteira brasileira corresponde a 16.886 mil quilômetros, engloba 588 municípios de 11 estados da federação e faz divisa com 10 países, sendo responsabilidade da União. Rondônia faz fronteira com a Bolívia, em uma extensão de 1.342 mil quilômetros, distância equivalente a ida e volta de Porto Velho a Vilhena.

A repressão aos crimes como: contrabando, garimpo ilegal, desmatamento, narcotráfico, que assolam a população da faixa de fronteira, em especial entre Brasil e Bolívia, é um dos maiores desafios enfrentados.

O secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, enfatizou que o Neifro desempenha função essencial na articulação, acompanhamento e monitoramento de ações e projetos direcionados aos municípios de Rondônia, que compõem a faixa de fronteira. Sua revitalização representa um avanço ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integrado e à segurança da região fronteiriça. “É com satisfação que participo deste momento de renovação do Neifro, do compromisso em trabalhar de forma integrada com a equipe da Sepog e demais parceiros, promovendo soluções eficazes aos desafios que enfrentamos na faixa de fronteira. Por meio da cooperação e do alinhamento estratégico, alcançaremos resultados à segurança e ao desenvolvimento da região.”

Governo do Estado de Rondônia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS