O animal encontra-se sob os cuidados da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas/Ibama/AM)
Após ser resgatada em Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros a oeste de Manaus), onde era criada como animal de estimação, a onça-pintada ‘Golias’ chegou a Manaus na última quarta-feira (12) e teve seu estado atualizado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que foi acionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio do Içá (SEMA-SAI) sobre a entrega voluntária do filhote de 8 meses.
De acordo com a nota, o animal encontra-se sob os cuidados da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas/Ibama/AM).
“O Ibama se propôs a apoiar a secretaria no translado do animal até a capital, Manaus. Primeiramente, foi realizado deslocamento da onça até a cidade de Tefé, onde ficou sob os cuidados de um médico-veterinário. Após, a onça foi levada à Manaus, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta quarta-feira (12), o animal encontra-se sob os cuidados da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas/Ibama/AM), que conta com equipe especializada de servidores com formação na área da biologia e da veterinária”, diz a nota.
Ainda de acordo com a nota, o Ibama possui ainda contrato de prestação de serviço médico-veterinário e contrato de tratadores de animais com atendimento diurno e noturno (24 horas), durante a semana toda (incluindo sábado e domingo).

(Foto: Divulgação Ibama)
A nota informa ainda que o Ibama Amazonas reafirma seu compromisso em garantir a segurança dos animais silvestres que se encontram no Cetas, bem como manter a sociedade informada sobre o tratamento dispensado aos animais, assim como a onça filhote recém-chegada.
O filhote passará por um período de adaptação e avaliação. Segundo o Ibama, ‘Golias’ está em bom estado de saúde e se adaptando bem ao novo ambiente. A equipe vai trabalhar para que ele desenvolva seus instintos selvagens e possa ser reinteg:rado à natureza futuramente.
Veja vídeo:
Por d24am