Dezenas de famílias terão incremento nas atividades produtivas rurais a partir dos recursos liberados pela deputada
Foi autorizado o pagamento de R$ 35 mil via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) referente à emenda parlamentar para a Associação dos Extrativistas do Vale do Anari (Aseva). A liberação teve autorização da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) em resposta aos pedidos da comunidade. Com esse recurso será possível fomentar a agricultura familiar.
“Esperamos que esse recurso possa ajudar os associados no desenvolvimento das atividades rurais, seja preparando o solo, plantando, colhendo e negociando toda produção. É um fomento que vai estimular muitas famílias e ajudar na geração de novas oportunidades”, disse a deputada.
Com o dinheiro, será adquirido uma roçadeira hidráulica central e lateral ideal para diversos tipos de vegetações; distribuidor de sementes e calcário de capacidade mínima de 600 litros para o plantio de várias culturas, hortaliças e capins; arado subsolador de mínimo 3 hastes indicado para superfície do solo e facilitar a penetração de raízes das culturas, água e ar para camadas mais profundas, sem incorporar a matéria orgânica.
Vale do Anari fica distante 328 quilômetros de Porto Velho e possui uma população estimada em 12.215 habitantes, de acordo com IBGE. Segundo a diretoria da Aseva, o fomento facilitará a produção rural e aumentará a renda das famílias. A Associação espera beneficiar dezenas de agricultores com iniciativas de desenvolvimento sustentável. A organização é sediada no km 20 da Reserva Estadual Itauba, colocação Itamarati.
Texto: Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar