Início CIDADES JI-PARANÁ: Rio Machado atinge a sua maior alta do inverno 2025

JI-PARANÁ: Rio Machado atinge a sua maior alta do inverno 2025

“A expectativa é que a chuva se intensifique nos próximos dias”

Em caso de emergência a ligação deve ser feito para o Corpo de Bombeiros, 193

O Rio Machado, na região de Ji-Paraná, registrou no meio tarde desta quinta-feira (13/2/25), a sua maior alta deste inverno/2025. Às 14h25, o nível d’água chegou aos 10,60cm, oito (8 cm) acima dos 10,52 cm certificado há quase 30 dias. A metragem é feita duas vezes ao dia manualmente, em um ponto do lado esquerdo da ponte, sentido 2º distrito e, eletronicamente , pela a Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), o nível do Rio Machado (Região de Ji-Paraná), passa a preocupar famílias ribeirinhas e diversos bairros de regiões, consideradas baixas da cidade a partir dos 10.40cm. Há quase trinta (30) dias, algumas dessas famílias tiveram que sair de suas casas, procurando apoio com familiares e/ou amigos. No abrigo da prefeitura (ginásio Adão Lamota), apenas uma senhora e dois animais receberam apoio. “Estamos em um momento de alerta, em que esses moradores precisam sempre ficar observando a elevação do nível da água. Qual necessidade pode pedir apoio dos Bombeiros (193) e Polícia Militar (190)”, lembrou Meire Zanetim coordenadora do Comdec.

Pontos baixos

Em Ji-Paraná, os bairros localizados nos pontos mais baixos da área do município, são: Parte do Dom Bosco, Casa Preta, Centro, Urupá, Parque São Pedro, Duque de Caixas, Primavera e São Francisco. Outra preocupação da Defesa Civil é com o Canal Dois de Abril que passa pelos bairros Centro, Dois de Abril e até parte do Bairro Bela Vista. Pontos desses setores citados acabam alagados, devido ao seu transbordamento.

J Nogueira/PortalSGC

Exit mobile version