A unidade estadual especializada no atendimento a pessoas em sofrimento psíquico e em situação de abuso de álcool e drogas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Madeira-Mamoré, realizou cerca de 13.922 mil atendimentos ao longo de 2024. Como objetivo, a unidade oferece suporte em saúde mental à população de Rondônia e garante o cuidado especializado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Caps Madeira-Mamoré realiza, em média, 1.500 mil atendimentos mensais. A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de direção e assessoria, administrador hospitalar, agentes administrativos e equipe de serviços gerais.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, o acesso efetivo à saúde mental é essencial para promover o bem-estar integral da população. Um direito garantido, em que pessoas de todas as idades e classes sociais tem apoio especializado para enfrentar desafios como ansiedade, depressão, dependência química e outros transtornos.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, destacou que, a unidade conta com profissionais capacitados. “A gestão visa oferecer uma assistência humanizada, com profissionais especializados para prestar um serviço eficiente à população.”
Na unidade, são oferecidos diversos serviços, como:
- Atendimento psiquiátrico;
- Plantão psicológico;
- Avaliação em saúde mental;
- Atendimento multiprofissional em saúde mental;
- Oficinas terapêuticas como: yoga, terapia corporal, terapia musical, oficinas de memória e de arte;
- Visitas domiciliares a pacientes graves; e
- Matriciamento às equipes de saúde.
Governo do Estado de Rondônia