Início ESTADO Mais de 11 mil atendimentos são realizados pelo MPRO, aponta “Relatório Anual...

Mais de 11 mil atendimentos são realizados pelo MPRO, aponta “Relatório Anual de Atividades 2024” da Ouvidoria

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) apresentou “Relatório Anual de Atividades 2024 da Ouvidoria”. O documento detalha as modalidades de demandas recebidas, os canais de comunicação utilizados e a distribuição entre as promotorias realizados em 2024. Mais de onze mil ações judiciais foram atendidas no ano passado, tendo maior volume concentrado em pedidos de informação, denúncia e reclamações. O objetivo é melhorar a transparência e a eficiência no atendimento ao público.

Modalidades de Demandas

O relatório revela que a maioria das demandas recebidas pela Ouvidoria do MPRO em 2024 foram informações (47%), seguidas por denúncias (43%) e reclamações (9%). As informações são pedidos de dados ou esclarecimentos, as denúncias são relatos de possíveis irregularidades e as reclamações são queixas sobre serviços ou atendimentos.

Canais de Comunicação

Os principais canais de comunicação utilizados foram o e-mail (35%), o formulário online (34%) e o WhatsApp (15%). Esses canais permitem que o público entre em contato com a Ouvidoria de forma prática e rápida.

Distribuição das Demandas

A primeira colocação em recebimento de demandas foi pela Ouvidoria com 5467, seguida pelas Promotorias do Interior com 3013 e pela Promotoria de Justiça Eleitoral em Porto Velho com 792 demandas. Entre as promotorias do interior, Ariquemes lidera com 390 demandas, seguida por Ouro Preto D’Oeste com 325 e Cacoal com 318. Ao todo, em 2024, a Ouvidoria do MPRO atendeu 11477 demandas.

Tipos de Demandas

As demandas podem ser sigilosas, anônimas ou identificadas. Em 2024, foram registradas 805 demandas sigilosas, 3211 anônimas e 7461 identificadas. Demandas sigilosas são aquelas em que a identidade do denunciante é protegida, as anônimas são feitas sem identificação do denunciante e as demandas identificadas são aquelas em que o denunciante é conhecido.

Atribuições e Competências

O relatório também detalha as atribuições e competências das demandas recebidas. A maioria das demandas (11326) foi de atribuição comum, enquanto 151 foram de atribuição exclusiva.

Assuntos das Demandas

Os principais assuntos das demandas foram classificados como “Outros” (4427), Improbidade Administrativa (1617) e Consultas e Dúvidas Jurídicas (1386). “Outros” inclui demandas que não se encaixam em categorias específicas. Improbidade Administrativa refere-se a atos de corrupção ou má gestão pública, já as Consultas e Dúvidas Jurídicas são pedidos de orientação legal.

Contatos

Estão disponíveis os canais de comunicação à população o atendimento pessoal, na sala da Ouvidoria MPRO, Sala 25, situada no piso da sede do Ministério Público de Rondônia (Av. Jamari, 1555, Pedrinhas, Porto Velho-RO) e na sala do Ouvidor, situada no 4º Andar, Sala 07, da sede do MPRO.

Também possível o contato pelos números 0800 647 3700 e 127; via WhatsApp pelo contato (69) 9 9977 0127; via recebimento de correspondência via Correios; formulário eletrônico, disponível no endereço eletrônico do Ministério Público de Rondônia https://www.mpro.mp.br/pages/nossos-contatos/ouvidoria/formulario; por e-mail, no endereço ouvidoria@mpro.mp.br e pelo aplicativo (MPRO Sociedade).

Em casos de violência doméstica, o canal de Ouvidoria das Mulheres é por meio do contato (69) 999 770 180 e pelo e-mail ouvidoriadasmulheres@mpro.mp.br.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Exit mobile version