Início CAPITAL Prefeitura de Porto Velho orienta a população sobre forma correta para descarte...

Prefeitura de Porto Velho orienta a população sobre forma correta para descarte dos resíduos domiciliares

12 bairros são contemplados pela Coleta Seletiva Convencional, com dias de recolhimento previamente definidos

Material deve ser acondicionado em sacos plásticos resistentes, fechados e depositados na lixeira momentos antes do horário da coleta

Com o propósito de aprimorar constantemente a limpeza da cidade e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Porto Velho orienta os cidadãos sobre a forma correta de descartar o lixo doméstico. Assim, evita-se a proliferação de doenças e a obstrução da rede de drenagem, que pode causar alagações e muitos transtornos para todos.

“O nosso trabalho por uma cidade melhor já começou e não vamos medir esforços para atingir esse ideal, mas precisamos contar com a colaboração das pessoas, caso contrário, todos nós sofreremos as consequências”, comentou o prefeito Léo Moraes.

A Prefeitura orienta que todo resíduo doméstico seja acondicionado em sacos ou sacolas plásticas resistentes, que em seguida devem ser bem fechados e cuidadosamente depositados na lixeira. O detalhe importante é que esse material deve ser levado para a lixeira em horário próximo ao da coleta por parte da empresa responsável, para evitar que animais domésticos, ou até mesmo pessoas, o esparramem pelo chão.

COLETA SELETIVA

Os sacos devem ser resistentes e bem fechados

Porto Velho conta com dois tipos de Coleta Seletiva, sendo uma delas convencional e a outra de modalidade solidária. No total, 12 bairros são contemplados pela Coleta Seletiva Convencional, com dias de recolhimento previamente definidos. Para acessar a programação basta acessar este link. Neste caso, recomenda-se que materiais passíveis de reciclagem sejam separados com antecedência e colocados na calçada nos horários de 7h, 14h e 18h.

COLETA SOLIDÁRIA

Com relação à Coleta Solidária, de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), ela é realizada de forma sistemática nas instituições públicas e nos condomínios da capital rondoniense. O objetivo principal, neste caso, é que todo material separado seja destinado às associações e cooperativas de catadores de recicláveis.

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM

Ela consiste no processo de recolher materiais descartados, previamente separados em sua fonte geradora, que são os domicílios, para que sejam destinados ao processo de reutilização ou outras alternativas de destinação adequada.

Todo esse cuidado visa a promoção da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente em Porto Velho

O primeiro e mais importante passo neste caso é a separação dos materiais, que deve ser feito por quem gerou os resíduos. Todo esse cuidado visa a promoção da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente em Porto Velho.

SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS

No processo da coleta seletiva o morador ou gerador de resíduos deve ter dois recipientes distintos e devidamente identificados. Um deles destinado ao “lixo úmido” e o outro para acondicionar o “lixo seco”.

A orientação é para que o “lixo seco”, que são os materiais recicláveis, seja colocado em saco plástico de cor azul. É o caso de revistas, jornais, papelão, envelopes, desde que não contenham resíduos orgânicos.

O mesmo deve ser feito com garrafas, potes, frascos, vidros planos, latas de alumínio ou de aço, panelas e utensílios metálicos vazios, sacolas e garrafas pet, sendo que todos devem estar limpos.

No caso de “lixo úmido”, esse deve ser acondicionado em sacos plásticos de cor preta, onde são descartados os resíduos que servem para reciclar, como cascas de frutas, restos de comidas, frutas impróprias para o consumo humano e restos de verduras, entre outros. Para mais informações acesse este link.

Texto: Augusto Soares
Foto: Wesley Pontes/ Ícaro Rafael

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Exit mobile version