Início ESPORTES Pior do que o Íbis? Conheça equipe da Mongólia que sofreu 111...

Pior do que o Íbis? Conheça equipe da Mongólia que sofreu 111 gols em nove jogos

Tuv Azarganuud terminou 2024 na lanterna do campeonato do país da Ásia.


Podemos estar diante de um novo “pior time do mundo”. O Tuv Azarganuud, da Mongólia, sofreu incríveis 111 gols em nove jogos da primeira divisão do campeonato nacional 2024/25. A equipe terminou o ano passado em último lugar, com nove derrotas em nove partidas. Isso chamou a atenção de muitos brasileiros fissurados em futebol internacional — e despertou referências ao Íbis.

A campanha tenebrosa

Com resultados surpreendentes como derrotas por 9 a 0, 12 a 0, 13 a 0 e 21 a 0, o Tuv Azarganuud encerrou sua participação no primeiro turno do campeonato mongol com uma goleada de 20 a 1 para o Brera Ilch, o oitavo colocado da competição de apenas dez times.

A situação da equipe também não foi muito animadora ofensivamente, já que marcou apenas dois gols ao longo de todo o campeonato. Além desse gol contra o Ilch na última rodada do turno, o time só balançou as redes em uma derrota em casa por 11 a 1 contra o FC Ulaanbaatar.

O Tuv Azarganuud foi fundado em 2018 e chegou à primeira divisão quatro temporadas depois, em 2021/22. De lá para cá, foram três participações na elite, ficando sempre no meio da tabela. Esse ano, porém, a equipe faz a pior campanha de sua história, terminando o ano na zona do rebaixamento e sem marcar nenhum ponto.

O campeonato nacional da Mongólia é semiamador. A federação de futebol do país, fundada em 1959, filiou-se à Fifa apenas em 1998. A seleção nunca obteve resultados relevantes, nem os clubes. As condições climáticas extremas são as maiores causas da falta de desenvolvimento do futebol por lá.

Com temperaturas que chegam aos 42°C no verão e a -10°C no inverno, a Mongólia paralisa seus campeonatos entre os meses de novembro e março, retomando as competições quando as temperaturas ficam mais amenas. Considerada a capital mais fria do mundo, e casa de maior parte dos times do país, Ulan Bator tem uma média anual de -2°C.

“Rivalidade” com o Íbis nas redes sociais

Na conta oficial do Tuv Azarganuud no Instagram, brasileiros não pouparam a campanha da equipe no primeiro turno do campeonato nacional. Com dizeres como: “Nunca serão o Íbis”, os torcedores do rubro-negro pernambucano fizeram várias provocações.

Conhecido pela alcunha de “pior time do mundo”, o Íbis ganhou fama nos anos 1980, quando ficou 55 jogos seguidos sem vencer pelo Campeonato Pernambucano, com 48 derrotas e sete empates. Entre 1975 e 1984, a equipe teve uma média de quatro gols sofridos por partida.

Depois de 22 anos, o Íbis voltou a jogar a primeira divisão do Pernambucano em 2022. Após se segurar na elite por mais um ano, a equipe acabou enfrentando dois rebaixamentos consecutivos. Em 2025, o Pássaro Preto da cidade de Paulista vai jogar a Série A3, equivalente à terceira divisão do estadual.

Globo Esporte

Exit mobile version