Construção teria mais de 50 anos e não utilizava ferragens para reforçar a estabilidade, de acordo com a perícia técnica do Conselho Regional de Engenharia. Outros dois prédios próximos também estão sendo analisados.
Um laudo técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) aponta que a falta de manutenção causou o desabamento da estrutura do prédio em Porto Velho. Segundo a perícia, a construção, que tem mais de 50 anos, também não era reforçada com ferragens para estabilização.
A parte de cima de um prédio desabou na manhã do domingo (5), entre a avenida Presidente Dutra com Sete de Setembro, centro da capital. Ninguém ficou ferido segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com Edison Rigoli, presidente do Crea-RO, a equipe também identificou que outros dois prédios próximos ao que foi danificado precisam ser avaliados mais detalhadamente, pois são da mesma época.
“Esses prédios já estão com uma certa idade e precisam passar por manutenções periodicamente. Inspeções mais minuciosas vão ser feitas em outras edificações na mesma quadra da que ocorreu o desabamento, para estudarmos a situação”, reforçou o presidente.
Além do Crea-RO, a análise está sendo realizada pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) e pelo Sindicato dos Engenheiros, que auxiliam os proprietários da região com orientações sobre como agir para evitar acidentes.
Por g1ro