Início CAPITAL Prefeitura de Porto Velho e Jirau Energia realizam curso de apicultura sustentável...

Prefeitura de Porto Velho e Jirau Energia realizam curso de apicultura sustentável para mulheres da agricultura familiar

O curso contará com a presença de 30 participantes, todas oriundas da agricultura familiar

As participantes receberão equipamentos de proteção individual e para o manejo correto e preparo das colmeias

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realiza de 25 a 29 de novembro, curso de capacitação em apicultura sustentável exclusivamente para mulheres. O evento tem a parceria da Usina Jirau Energia, que destinará recursos de compensação social para custear as despesas.

O curso será realizado de 25 a 29 de novembro, na sede da CooproJirau, e contará com a presença de 30 participantes, todas oriundas da agricultura familiar. Na ocasião, elas terão aulas de organização social das abelhas, divisão de trabalho na colmeia, como se formam os enxames, raças de abelhas, apiário, suporte e proteção da colmeia, entre outros.

Segundo o secretário da Semagric, Carlos Magno, “além disso está previsto a entrega de mais 400 caixas para criação de abelhas, 400 quilos de cera e macacão de proteção para manejos nos Apiários oriundo de emenda parlamentar da deputada Ieda Chaves com previsão de entrega no primeiro trimestre de 2025”, relata.

Está previsto a entrega de mais 400 caixas para criação de abelhas

Além da capacitação, as mulheres receberão equipamentos de proteção individual (macacão, máscaras, luvas e botas) e equipamentos para o manejo correto e preparo das colmeias de abelhas como incrustador de cera elétrico, carretel de arame de aço, ninho e melgueira, fumegador e chapéu com protetor de nuca.

“Criar abelhas é ideal para a agricultura familiar porque ocupa pouco espaço e pode ser instalada em áreas que são consideradas não aproveitáveis. Outro ponto importante é que os investimentos são relativamente pequenos em comparação com outras atividades, já que os materiais para a criação podem ser feitos pelo próprio apicultor ou associação”, disse o Agente de Educação Ambiental da Semagric, Roseval Guzo.

Texto: Augusto Soares
Foto: Felipe Ribeiro/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Exit mobile version