Laerte Gomes, presidente do colegiado, e deputados da Amazônia Legal cobram melhorias em estradas que cortam a Amazônia brasileira.
Nesta terça-feira (12), em Brasília, membros do Parlamento Amazônico se reuniram com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, para discutir sobre melhorias nas BRs 319 e 174, que interligam os estados da Amazônia Legal. O presidente do colegiado, deputado estadual Laerte Gomes (PSD-RO), esteve à frente da reunião que contou com a presença de deputados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia.
A BR-319 tem início em Manaus, capital do Amazonas, e finaliza em Porto Velho, capital de Rondônia. A rodovia é a única que interliga os estados do Amazonas e de Roraima com Rondônia e, consequentemente, com o restante do Brasil. Já a BR-174, interliga os estados do Amazonas, Mato Grosso, Roraima e Rondônia à Venezuela.
“A recuperação das rodovias federais, a BR-319 e a BR-174 é um tema crucial para mantermos a integração regional, e com isso, facilitar o desenvolvimento econômico mediante o acesso aos mercados globais, bem como alcançar objetivos geopolíticos, como a segurança das fronteiras nacionais”, ressaltou o presidente do Parlamento Amazônico, Laerte Gomes.
Texto: Juliana Martins I Assessoria parlamentar