Além do fator econômico, o evento é uma forma de inclusão social ao abrir espaço para que empreendedores locais sejam incentivados a transformar pequenos negócios em grandes empreendimentos. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), mais de 1,3 mil expositores já participaram da iniciativa, desde microempreendedores até donos de empresas já consolidadas no ramo, que aproveitam a chance para divulgar seus produtos e marcas à população.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que dar visibilidade ao segmento é um caminho que tem sido bem sucedido em relação ao crescimento do estado. “Ao investir na abertura de espaços para este público, dois lados são fortalecidos: um é o econômico, que prospera e traz mudanças; e o outro, o social, representado pelos cidadãos que são amparados e incentivados a gerar renda de forma independente e, assim, fazer parte do desenvolvimento de Rondônia.”
De acordo com o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a pasta viabiliza todo o suporte necessário para que os profissionais possam trabalhar de forma adequada e confortável. “Investimos em uma estrutura eficaz para acomodar os expositores e destinamos um local estratégico na Avenida Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira, onde o maior público é formado por servidores públicos, que aproveitam as novidades de cada feira”, explicou.
VARIEDADES
É na Feira que muitas histórias de expositores rendem conquistas transformadoras. A consequência disso é a variedade do que é exposto pelos participantes, o que se tornou marca registrada do ambiente conhecido por ser uma vitrine gratuita para a realização de negócios.
A artesã e confeiteira, Alekssandra Costa, leva suas peças de crochê e um doce artesanal conhecido como suspiros para um dos estandes do evento. Alekssandra destaca a relevância que o espaço oferece ao dar visibilidade aos produtos e melhorar a fonte de renda de sua família. “Participo das feiras e cursos oferecidos pela Sedec, em parceria com outras entidades. Acredito que este ambiente é essencial para nós que somos empreendedores, e uma oportunidade de valorizar a cultura local e divulgarmos nossos produtos.”
Além de vender no evento, a artesã também consegue atrair uma freguesia fidelizada ao receber pedidos de produtos de seus clientes nos dias em que a Feira não funciona. Segundo a empreendedora, cada peça vendida representa a valorização, comprometimento e criatividade dos profissionais que se dedicam a transformar matéria-prima em arte.
Outra história inspiradora é da empreendedora Queileane Castro, que investe na exposição de moda estampada regional e artesanato têxtil da cultura indígena. A artesã destaca a contribuição que tem dado para divulgação de sua marca, que se tornou conhecida pela população. “Faço os produtos e eles são vestidos com estampas da fauna, flora e pontos turísticos da região amazônica, o que tem incentivado, principalmente, as mulheres a adotarem o estilo”, disse.
A coordenadora de Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas, Gisele Cintra, destaca que, as feiras são uma vitrine gratuita, que impulsiona o desenvolvimento econômico local, oferecendo aos participantes; espaço para vender produtos de diferentes segmentos. “Esta é uma oportunidade de promover a produção própria e desenvolver uma economia criativa baseada em muitos itens em geral. A chance de exportar os produtos e contribuir para geração de renda e emprego com mais dignidade”, destacou.
SEJA EXPOSITOR
Quem é empreendedor e quer expandir seu empreendimento, ou é empresário que quer divulgar mais seu negócio, tem na Feira do Empreendedor do governo de Rondônia, uma oportunidade ao sucesso.
O interessado pode seguir as seguintes etapas:
1 – Fazer o credenciamento por meio do link “Quero me credenciar”.
2 – Após credenciado, deverá fazer a solicitação de interesse, selecionando a feira que gostaria de participar através do link “Quero garantir minha participação”.
3 – Aguardar o encerramento do prazo de encaminhamentos de manifestação de interesse e sorteio. O sorteio gravado será disponibilizado na página da Sedec, bem como o resultado.
4 – Se o empreendimento for sorteado, a equipe da Coordenadoria de Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas da Sedec entrará em contato.
5 – Uma vez credenciado, será necessário apenas fazer a solicitação de interesse nos futuros eventos e aguardar o sorteio.
Mais informações sobre o edital de credenciamento, podem ser conferidos por meio do link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-de-credenciamento-de-empreendedores-sedec-codmpe/