Início POLÍTICA Deputado Thiago Flores reforça proteção aos produtores rurais com nova Instrução Normativa...

Deputado Thiago Flores reforça proteção aos produtores rurais com nova Instrução Normativa do Incra

Brasília, 25 de outubro de 2024 — O deputado federal Thiago Flores (REPUBLICANOS-RO) comemorou a publicação da Instrução Normativa nº 144, de 25 de outubro de 2024, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que traz importantes avanços para a regularização fundiária em áreas rurais, especialmente voltadas aos pequenos e médios produtores rurais de Rondônia. As alterações, que ampliam e clarificam os procedimentos para a legalização de terras, foram uma conquista defendida pelo deputado desde o ano passado, quando ele propôs mudanças específicas ao Decreto nº 11.688/2023.

A nova Instrução Normativa atualiza as disposições da Instrução Normativa Incra nº 104/2021, fortalecendo os direitos de posse para quem ocupa áreas rurais de forma produtiva e sustentável. Esta atualização visa agilizar o processo de regularização fundiária ao adaptar os requisitos documentais, melhorar a análise dos dados fundiários e simplificar o trâmite para ocupantes de áreas legalmente reconhecidas. Outro destaque é o fortalecimento dos mecanismos de proteção àqueles que cultivam e produzem em Rondônia, garantindo mais segurança jurídica e facilitando o acesso a financiamentos e políticas públicas.

“O trabalho vem sendo feito há mais de um ano em parceria com diversos setores e especialistas, e hoje podemos dizer que temos uma base legal mais robusta e sensível à realidade do nosso produtor rural”, ressaltou Thiago Flores. Para ele, esta é uma vitória não apenas para Rondônia, mas para todos os estados que possuem áreas rurais ocupadas de forma legítima e produtiva. “Meu compromisso é e sempre será com o trabalhador rural, que tem direito a ser respeitado e valorizado por suas contribuições à nossa economia e à nossa sociedade”, concluiu o deputado.

Esta instrução normativa, além de refletir os ajustes propostos no Decreto nº 11.688/2023, regulamentado pelo Decreto nº 10.592/2020 e, recentemente, pelo Decreto nº 12.111/2024, representa uma medida necessária e bem-vinda para proteger e incentivar o desenvolvimento das comunidades rurais em Rondônia e em todo o país.

Exit mobile version