A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu, na segunda-feira (21), e nesta terça-feira (22), uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEEC/AC) para uma visita, com o objetivo de conhecer as boas práticas de descentralização da merenda escolar em Rondônia, além de outras iniciativas na área de infraestrutura, logística e nutrição escolar.
A equipe acreana, composta pelo secretário adjunto de Administração, Reginaldo Luís Pereira Prates; pela diretora de Infraestrutura e Logística, Ana Paula Lopes Monteiro; pela chefe de divisão de nutrição escolar, Lorena Machado Lima; e pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar do Acre, Valquírio Firmino da Silva, foi recebida pelo pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Rondônia (Caero), Vladimir Oliani e pelo vice-presidente Radilson Reis, junto aos demais membros do Conselho.
MODELO DE GESTÃO
A visita técnica teve como foco o modelo de gestão implementado pela Seduc Rondônia, que tem se destacado pela eficiência na administração dos recursos da merenda escolar, proporcionando maior autonomia às escolas e melhor qualidade no atendimento aos alunos. Durante os dois dias de reunião, foram discutidos também temas relacionados à infraestrutura das escolas e políticas de alimentação escolar, visando à troca de experiências para o aprimoramento das políticas públicas nos dois estados.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o intercâmbio de boas práticas entre os estados é fundamental para o fortalecimento da educação pública. “Rondônia tem se empenhado em garantir que as escolas tenham autonomia para gerenciar suas demandas de forma eficiente, e esse é um modelo que estamos orgulhosos em compartilhar”, salientou.
COOPERAÇÃO
A secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, destacou a importância da cooperação entre os estados. “Esta visita representa uma oportunidade de aprendermos uns com os outros. A descentralização da merenda escolar foi um passo importante que Rondônia deu, e acreditamos que esse modelo pode ser benéfico também para outras regiões. Além disso, estamos abertos a novas ideias que possam aprimorar nossas práticas.”
TECNOLOGIA
Um dos membros da equipe da SEEC/AC, presente na reunião, sugeriu que as futuras cooperações incluam da mesma forma aspectos relacionados à tecnologia na educação. “É essencial que o intercâmbio entre estados envolva não apenas questões administrativas, mas também inovações tecnológicas que podem transformar a gestão escolar e o ensino”, concluiu o secretário adjunto de Administração do Acre.