Mais de 93 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas no último domingo, em Porto Velho. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), esse número é o segundo maior índice de abstenção registrado no Brasil, mostrando uma participação abaixo do esperado nas eleições municipais da capital de Rondônia.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Daniel Ribeiro Lagos, afirmou em entrevista a uma emissora de rádio que o índice de abstenção nas eleições em Porto Velho caiu de 27% para 25%. Apesar dessa leve redução, ele destacou que o percentual ainda é muito alto, o que representa um desafio para o engajamento dos eleitores na reta final do processo eleitoral.
Dos 362.248 eleitores aptos a votar em Porto Velho, apenas 268.585 compareceram às urnas no último domingo. Entre os que participaram, 6.067 optaram por anular o voto, refletindo uma parcela significativa de eleitores que decidiram não escolher nenhum dos candidatos.
Os candidatos Mariana Carvalho (União Brasil) e Leo Moraes (POD) estão atentos aos eleitores que não compareceram no primeiro turno das eleições. No segundo turno, terão a missão de convencer esse grupo, durante o horário eleitoral e nas atividades de campanha, a comparecer às urnas e participar do processo decisório. Com a abstenção expressiva registrada, o engajamento desses eleitores poderá ser decisivo para o resultado final da disputa.
Fonte: Valor&MercadoRO