Nove dias após a votação no 1º turno das eleições municipais em Porto Velho, foi divulgada na noite da última terça-feira (15), pelo Instituto Veritá, a primeira pesquisa nacional sobre a disputa no 2º turno em Porto Velho entre Léo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil).
E os números chamaram a atenção do eleitor: nos votos válidos, quando são excluídos aqueles que votaram brancos e nulos, além dos que não sabem em quem vão votar e que são computados no resultado final, Léo aparece com 56,1% das intenções de voto contra 43,9 de Mariana. São 12,2 pontos percentuais de diferença.
Quando são considerados esses públicos (votos brancos, nulos e aqueles que não sabem ainda em quem vão votar ou não responderam a pesquisa) a diferença segue considerável: 50,2% de Léo contra 39,3% de Mariana Carvalho (10,9 pontos percentuais a menos da candidata do União Brasil).
Votos brancos e nulos somariam 5,5%, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam ao levantamento chegaram a 5%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-03534/2024, ouviu 1.010 pessoas entre os dias 10 a 14 de outubro.
A apuração tem um intervalo de confiança de 95%, ou seja: ela tem 95% de chances de demonstrar a realidade para as eleições deste ano, com uma margem de erro máxima estimada de 3,1% para mais ou para menos.
O levantamento foi feito por iniciativa do próprio Instituto Veritá e está sob responsabilidade do estatístico Guilherme Alvarenga Laia, que tem o registro 10699 (Conre).