Após o bom desempenho no debate promovido pela SIC TV, na noite do último sábado (28), a candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, aumentou as chances de vencer no primeiro turno. Desde o começo da campanha, as pesquisas eleitorais já apontaram para essa possibilidade, que com a boa desenvoltura dela na TV fica ainda mais próxima.
No mais recente levantamento, feito pela Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada pela revista Exame no último sábado (28), mostrou Mariana em primeiro lugar com 50,7% das intenções de voto, na estimulada, comprovando que pode vencer já no primeiro turno.
No debate da SIC TV Mariana Carvalho demonstrou segurança, apresentou propostas e abordou temas de interesse da população, como melhorias na saúde, com a construção do hospital municipal e a implantação da Carreta da Saúde, aumento das vagas em creches e mais escolas em tempo integral.
Mais da pesquisa
Estagnados em segundo e terceiro colocado, empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com o nível de confiança em 95%, estão o candidato do Podemos, Leo Moraes, com 16,5% e a candidata do MDB, Euma Tourinho, com 13,6%.
Na pesquisa Futura Inteligência mostrou Célio Lopes (PDT) com 5,8% e Dr. Benedito Alves (Solidariedade), com 2,6%. Samuel Costa (REDE), com 2,2% e Ricardo Frota (NOVO) com 0,8%, fecham a lista dos candidatos. Os eleitores que disseram que irão votar em branco ou nulo somam 3%, já os indecisos totalizaram 4,9%.
A pesquisa foi registrada no TSE com o número RO-03409/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 23 e 26 de setembro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando não é apresentado nenhum nome de candidato, Mariana Carvalho foi citada como a candidata para 45,4% dos eleitores. Restando oito dias para as eleições, 17,5% dos entrevistados disseram que estão indecisos.
Na espontânea, Léo Moraes anotou 12,5%, Euma Tourinho 10,8%, Célio Lopes 4,9%, Dr. Benedito Alves 2,8%, Samuel Costa 1,8% e Ricardo Frota 0,7%. Votos em branco e nulo somam 3,3%.