Segundo lugar no ranking de sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça entre os tribunais estaduais de todo o Brasil, o Tribunal de Justiça de Rondônia torna-se referência como instituição pública que promove ações voltadas à economia de recursos e melhoria do meio ambiente. Prova disso é o convite para participar da Conferência Internacional de Turismo e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 01 e 02 de outubro em Castellabate, na região da Campânia, província de Salerno, da Itália.
O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, será palestrante no evento com ênfase nas temáticas Sustentabilidade, Ciência, Cultura, Inovação, Literatura e Turismo. A fala do presidente destacará as iniciativas que trouxeram ao tribunal o reconhecimento nacional e, agora, internacional.
Conforme explicará o presidente, o esforço do TJRO por um Judiciário mais sustentável resultou em melhorias dos índices de desempenho no 8º Balanço Nacional de Sustentabilidade, conferido pelo CNJ. Entre os indicadores que compõem o IDS estão o consumo e gasto com papel, copos descartáveis e consumo de energia, destinação de material para reciclagem, entre outros. No IDS, o TJRO registrou 77,4% de desempenho de sustentabilidade.
O relatório também detalhou outros indicadores que fazem parte do Plano de Sustentabilidade, como indicadores do tema de Acessibilidade e Inclusão das pessoas com deficiência. No que diz respeito ao percentual de servidores capacitados nas temáticas de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, o desempenho do TJRO alcançou o primeiro lugar, sendo 34 cursos oferecidos na temática de acessibilidade.
Vídeo
Durante a palestra está prevista a apresentação de um vídeo, no qual os italianos poderão conferir as ações mais impactantes, entre elas a implantação de placas solares em Fóruns, reduzindo custos e emissão de carbono; sistema para redução de impressões desnecessárias, aquisição de carros elétricos para atenuar a emissão de poluentes; destinação de resíduos recicláveis para cooperativas; construções, como o Fórum Digital, com práticas sustentáveis; entre outras iniciativas.
A produção audiovisual também registra o apoio a projetos de bem-estar e meio ambiente como o Bem Viver, ou mesmo as iniciativas premiadas com o Juízo Verde, como o Colhendo sementes construindo viveiros e plantando florestas, e o projeto Visão plena.
Mais uma ação destacada pelo vídeo é o Adote o futuro, um projeto de plantio de árvores, que envolveu o próprio presidente em ações de reflorestamento urbano.
Assessoria de comunicação Institucional