O planetário móvel, um dos objetivos do grupo formado por professores e alunos de vários campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), amantes da Astronomia e da Astrofísica, acaba de chegar no Campus Calama, onde estão sendo providenciadas as instalações desse projeto que vai oferecer conhecimento astronômico para a toda a sociedade.
De acordo com os responsáveis “O planetário móvel permitirá a realização de visitas e ações em escolas e parques, proporcionando uma experiência única e educativa para todos e garantem que as estrelas estão mais perto do que nunca!”
A aquisição do planetário, conforme explicou o professor Hualan Patrício, “faz parte do projeto Semeando Ciências que é resultado de uma cooperação interinstitucional entre Universidade Federal de Roraima (UFRR), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que está sob minha coordenação de área”.
Segundo ele, “o ensino de astronomia é um dos principais pontos, no entanto o planetário permite a utilização em diversas áreas do conhecimento, tais como, Biologia, Geografia, Física, Química e outras”, afirma.
O professor informa ainda que as visitas às escolas do Estado de Rondônia iniciarão a partir do momento em que for finalizada a capacitação do corpo de apoio para a execução dessas atividades, tendo em vista que a logística para o transporte e operação do Planetário demanda muito esforço físico e mental.
“A aquisição de uma ferramenta destas só reforça a atuação do Grupo de Pesquisa em Astronomia e Cosmologia – GPAC/AstroIFRO e também a importância de ações integradas com outros campi, tais como o de Guajará-Mirim e Jaru que também têm docentes que participam ativamente do projeto submetido à CAPES. É a realização de um sonho, não só meu, mas de todos os participantes do grupo de pesquisa”, destaca o docente.
O planetário, com o design escolhido pelos componentes do AstrolFRO, foi confeccionado pela FullDome de Santa Catarina e é resultado de um esforço conjunto entre várias instituições. Pelo IFRO, houve a participação de três Campi, Calama, Jaru e Guajará-Mirim. Hualan Pacheco é coordenador regional, Laffert Gomes Ferreira da Silva e Fernando Dall’Igna colaboradores.