Segundo Fernando Vilas, que já foi presidente da Acia, Ariquemes caiu da segunda para a quarta posição na economia do estado e ocupa a 24ª posição em riqueza per capta em Rondônia.
O ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) uma das instituições empresariais mais fortes de Rondônia gravou um vídeo na manhã desta terça-feira, 17, para alertar sobre a brusca queda da economia do município. De acordo com Villas, Ariquemes, que já ocupou a segunda posição na economia do estado hoje está em quarto lugar no movimento financeiro, perdendo para Porto Velho, Ji-Paraná e para Vilhena. “A omissão da economia de Ariquemes não vem de hoje. Vem de várias gestões que não fizeram nenhum investimento para modernizar a cidade e atrair novas empresas. Para piorar, criaram leis que dificultaram para que novas empresas se instalassem no município”, disse o empresário.
Ainda segundo o ex-presidente da Acia, um exemplo da falta de compromisso com o desenvolvimento do município é a dificuldade para se conseguir um alvará de construção, que demora meses. “Isso sem contar a fiscalização da prefeitura, que só fiscaliza obras regulares, enquanto as obras irregulares espalhadas principalmente no centro da cidade, fingem nem existir”, comparou.
O retrato desta falta de compromisso com o desenvolvimento da economia são apontados pelos índices do Instituto Btrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais recentes. “Quando vemos o Produto Interno Bruto (PIB) geral do município de Ariquemes, que já foi a segunda economia do estado de Rondônia observamos que ocupamos a quarta posição na economia e estamos sendo quase atropelados por Cacoal, que pode nos passar em pouco tempo”, observou.
O empresário destaca ainda que além da economia do município estar regredindo nos últimos ano, a população de Ariquemes está cada vez mais pobre. Fernando Villas diz que nessa matemática, o PIB per capta, que é a riqueza do município dividida pelo número de habitantes, é ainda pior e Ariquemes que já figurou entre a população com maior poderio econômico do estado hoje ocupa a 24ª posição entre os 52 municípios de Rondônia, sendo o terceiro no Vale do Jamari, perdendo para municípios como Cacaulândia e Rio Crespo.
Vilas alerta que a preocupação aumenta quando nenhuma das candidatas à prefeitura está pautando este tema e nem quer falar sobre isso, porque não têm projetos para melhorar a nossa economia. “Eles preferem falar mal um do outro, para ver quem é o menos pior. enquanto isso a população continua sendo enganada. O pior é que ainda vai ter gente votando em corrupto, que pratica rachadinha e ainda fala em comprar voto por PIX”, disse Fernando Vilas.
O empresário propõe boicote aos políticos profissionais nesta eleição de 2024. “Bora combinar uma coisa? Quando um desses políticos profissionais vier pedir o seu voto, fala do sinal do 24°, para ele lembrar que estamos na vigésima quarta posição do PIB per capta do estado de Rondônia.
Veja o vídeo