Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioARIQUEMESEmpresário de Ariquemes destaca queda na economia do município nos últimos anos

Empresário de Ariquemes destaca queda na economia do município nos últimos anos

Segundo Fernando Vilas, que já foi presidente da Acia, Ariquemes caiu da segunda para a quarta posição na economia do estado e ocupa a 24ª posição em riqueza per capta em Rondônia.

O ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) uma das instituições empresariais mais fortes de Rondônia gravou um vídeo na manhã desta terça-feira, 17, para alertar sobre a brusca queda da economia do município. De acordo com Villas, Ariquemes, que já ocupou a segunda posição na economia do estado hoje está em quarto lugar no movimento financeiro, perdendo para Porto Velho, Ji-Paraná e para Vilhena. “A omissão da economia de Ariquemes não vem de hoje. Vem de várias gestões que não fizeram nenhum investimento para modernizar a cidade e atrair novas empresas. Para piorar, criaram leis que dificultaram para que novas empresas se instalassem no município”, disse o empresário.

Ainda segundo o ex-presidente da Acia, um exemplo da falta de compromisso com o desenvolvimento do município é a dificuldade para se conseguir um alvará de construção, que demora meses. “Isso sem contar a fiscalização da prefeitura, que só fiscaliza obras regulares, enquanto as obras irregulares espalhadas principalmente no centro da cidade, fingem nem existir”, comparou.

O retrato desta falta de compromisso com o desenvolvimento da economia são apontados pelos índices do Instituto Btrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais recentes. “Quando vemos o Produto Interno Bruto (PIB) geral do município de Ariquemes, que já foi a segunda economia do estado de Rondônia observamos que ocupamos a quarta posição na economia e estamos sendo quase atropelados por Cacoal, que pode nos passar em pouco tempo”, observou.

O empresário destaca ainda que além da economia do município estar regredindo nos últimos ano, a população de Ariquemes está cada vez mais pobre. Fernando Villas diz que nessa matemática, o PIB per capta, que é a riqueza do município dividida pelo número de habitantes, é ainda pior e Ariquemes que já figurou entre a população com maior poderio econômico do estado hoje ocupa a 24ª posição entre os 52 municípios de Rondônia, sendo o terceiro no Vale do Jamari, perdendo para municípios como Cacaulândia e Rio Crespo.

Vilas alerta que a preocupação aumenta quando nenhuma das candidatas à prefeitura está pautando este tema e nem quer falar sobre isso, porque não têm projetos para melhorar a nossa economia. “Eles preferem falar mal um do outro, para ver quem é o menos pior. enquanto isso a população continua sendo enganada. O pior é que ainda vai ter gente votando em corrupto, que pratica rachadinha e ainda fala em comprar voto por PIX”, disse Fernando Vilas.

O empresário propõe boicote aos políticos profissionais nesta eleição de 2024. “Bora combinar uma coisa? Quando um desses políticos profissionais vier pedir o seu voto, fala do sinal do 24°, para ele lembrar que estamos na vigésima quarta posição do PIB per capta do estado de Rondônia.

Veja o vídeo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS