Sexta-feira, Setembro 20, 2024
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InícioBRASILVoePass: caixa-preta traz últimos contatos entre pilotos e torre. Veja

VoePass: caixa-preta traz últimos contatos entre pilotos e torre. Veja

A queda do avião da VoePass deixou 62 mortos, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, no último dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP)

O relatório sobre a queda do avião da VoePass, divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última sexta-feira (6/9), revelou as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos do ATR-72 e a torre de comando extraídas da caixa-preta.

O acidente ocorreu no último dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, morreram.

As transcrições mostram que, até os momentos que antecederam a queda, as comunicações com a torre de controle foram normais e sem indícios de emergência.

Forças de segurança fecham a estrada para o local do acidente após que de um avião de passageiros da VoePass

Policiais e membros da equipe de resgate montam guarda no local do acidente da VoePass

O avião bimotor perdeu sinal pouco antes das 13:30

Retirada dos destroços do Avião em Vinhedo (SP)

Retirada dos destroços do Avião em Vinhedo (SP)

Destroços do Avião que caiu em Vinhedo (SP)

Avião PSVPB foi fabricado em 2010

Avião ficou totalmente destruído

Copiloto perguntou oque estava acontecendo antes da queda

A queda durou 1 minuto

Últimos contatos de avião da VoePass antes da queda

Veja a sequência de comunicações entre o Passaredo 2283 (ATR-72, da VoePass) e a torre de controle (APP-SP), que esclarecem a dinâmica dos momentos finais do voo:

  • 13h06min00s: Logo após contato do VoePass, o controle responde e pede que o avião mantenha sua altitude atual (17 mil pés).
  • 13h06min05s: O VoePass confirma que entendeu a instrução.
    (…)
  • 13h18min21s: O piloto informa que chegou ao ponto ideal para começar a descer.
  • 13h18min25s: O controle instrui o avião a continuar na mesma altitude. O piloto confirma.
  • 13h19min19s: Após chamada do VoePass, o controle responde e pede que o avião continue na mesma altitude devido ao tráfego de outra aeronave.
  •  13h19min23s: O VoePass confirma que manterá a altitude e informa que está pronto para descer, aguardando autorização.
  • 13h19min30s: O controle reconhece a situação e pede que o piloto aguarde a autorização para a descida.
  • 13h19min31s: O piloto confirma que entendeu e agradece.
  • 13h20min33s: O controle autoriza o VoePass a seguir direto para a posição “Sanpa” (um ponto específico no ar), ainda mantendo a altitude, e informa que a descida será autorizada em dois minutos.
  •  13h20min39s: O VoePass confirma a mensagem (essa foi a última comunicação do voo).
  • 13h21min36s: O controle finalmente autoriza a descida do avião para uma altitude mais baixa (9 mil pés), com rumo para “Sanpa”.

Das 13h22min02s até as 13h22min49s, a torre de controle fez cinco chamadas para o VoePass, mas não recebeu resposta. O avião já havia caído.

Nenhum pedido de emergência foi registrado

De acordo com as transcrições, não houve declaração de emergência durante as comunicações.

O contato com a tripulação foi perdido após as instruções para descida, sem respostas subsequentes às tentativas de chamada pela torre de controle.

As causas do acidente continuam sob investigação.

Fonte: Giovanna Estrela, Deivid Souza / Metrópoles

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