Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioPOLICIALTubo de combustível entupido causou queda de avião agrícola em Espigão D'...

Tubo de combustível entupido causou queda de avião agrícola em Espigão D’ Oeste, aponta investigação

Relatório do Cenipa revela uso de combustível inadequado e modificações não certificadas na aeronave que causou a morte do piloto em abril de 2022.

A investigação sobre a queda de um avião agrícola em Espigão D’Oeste, Rondônia, concluída pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), indicou que o acidente, ocorrido em abril de 2022 e que resultou na morte do piloto, foi causado pelo entupimento do tubo de combustível da aeronave. O relatório aponta que o avião operava com etanol, um combustível inadequado para o tipo de motor, que deveria utilizar combustível de aviação.

Segundo o Cenipa, o uso de etanol pode ter levado ao acúmulo de fragmentos no nipple de entrada de combustível, obstruindo o tubo. A investigação também identificou que não foram encontrados documentos que comprovassem a conversão regular para o uso de etanol, conforme os métodos aprovados para a alteração de gasolina de aviação para etanol.

Além do problema de combustível, o relatório destacou modificações não certificadas nas asas da aeronave, onde foram instalados “winglets” — componentes aerodinâmicos que auxiliam na eficiência do voo. A falta de certificação das modificações e a inadequação do combustível utilizado comprometeram a segurança da aeronave.

O acidente ocorreu em 6 de abril de 2022, quando o piloto decolou para realizar pulverização em uma área de pastagem. Após desaparecer do campo de visão dos trabalhadores que observavam do solo, a aeronave foi encontrada por um drone em uma região de floresta, já em chamas. O piloto foi encontrado fora da aeronave, sem vida.

Apesar de o piloto e a aeronave possuírem certificações válidas para operação, o Cenipa concluiu que o avião não estava aeronavegável no dia do acidente devido às modificações estruturais não certificadas e ao uso de combustível inadequado. A provável causa da queda foi a parada do motor, seguida pela colisão com árvores e o incêndio ao atingir o solo.

Fonte: Portal SGC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS