Relatório do Cenipa revela uso de combustível inadequado e modificações não certificadas na aeronave que causou a morte do piloto em abril de 2022.
A investigação sobre a queda de um avião agrícola em Espigão D’Oeste, Rondônia, concluída pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), indicou que o acidente, ocorrido em abril de 2022 e que resultou na morte do piloto, foi causado pelo entupimento do tubo de combustível da aeronave. O relatório aponta que o avião operava com etanol, um combustível inadequado para o tipo de motor, que deveria utilizar combustível de aviação.
Segundo o Cenipa, o uso de etanol pode ter levado ao acúmulo de fragmentos no nipple de entrada de combustível, obstruindo o tubo. A investigação também identificou que não foram encontrados documentos que comprovassem a conversão regular para o uso de etanol, conforme os métodos aprovados para a alteração de gasolina de aviação para etanol.
Além do problema de combustível, o relatório destacou modificações não certificadas nas asas da aeronave, onde foram instalados “winglets” — componentes aerodinâmicos que auxiliam na eficiência do voo. A falta de certificação das modificações e a inadequação do combustível utilizado comprometeram a segurança da aeronave.
O acidente ocorreu em 6 de abril de 2022, quando o piloto decolou para realizar pulverização em uma área de pastagem. Após desaparecer do campo de visão dos trabalhadores que observavam do solo, a aeronave foi encontrada por um drone em uma região de floresta, já em chamas. O piloto foi encontrado fora da aeronave, sem vida.
Apesar de o piloto e a aeronave possuírem certificações válidas para operação, o Cenipa concluiu que o avião não estava aeronavegável no dia do acidente devido às modificações estruturais não certificadas e ao uso de combustível inadequado. A provável causa da queda foi a parada do motor, seguida pela colisão com árvores e o incêndio ao atingir o solo.
Fonte: Portal SGC