A íntegra da coluna rescrita por Herbert Lins
O mau dos invejosos é a falta de propósitos e de sonhos próprios
A inveja é um sentimento humano, uma reação, às vezes involuntária, de pessoas que não descobriram exatamente o seu valor e sofrem pelo sucesso alheio de outras pessoas. Por que o sucesso alheio do nosso semelhante tem que gerar felicidade?
Quando alguém recebe uma promoção ou compra um bem e eu fico triste, isso é inveja. Quem não é invejoso, se alegra com a alegria e a conquista do outro. Inveja é um sentimento muito ruim, por quê? Se eu sinto inveja, é um sentimento emocionalmente ruim para nossa saúde e autoestima. O sentimento da inveja mina a nossa iniciativa e a autoconfiança para avançarmos. Contudo, todos nós seres humanos carregamos o sentimento de inveja, mas é preciso aprender a lidar com esse sentimento para não cair em armadilhas como: eu quero ter um marido como o dela.
Não, eu quero é o marido dela, eu quero ter o trabalho como o dele; eu quero ganhar grana como ele; eu quero ter a casa dele para mim; eu quero a vaga dele; isso tudo é inveja. Quando eu sei que o outro é invejoso, tenho que tomar cuidado com ele porque é da natureza do invejoso invejar.
Então, ainda que o invejoso inveje, é responsabilidade nossa se manter firme e não vacilar no trabalho e no propósito de vida, naquilo que nos propomos a fazer para se tornar um vencedor. Por fim, o mal dos invejosos é a falta de propósitos e de sonhos próprios.
Hipocrisia
O grande problema na sociedade brasileira é a hipocrisia, que não permite ao indivíduo mostrar o seu sucesso devido ao sentimento da inveja. Quando o indivíduo trabalha e conquista o ápice do sucesso profissional ou empresarial, já dizem: algo está errado; está roubando alguém; está fazendo alguma coisa errada.
Percebem
Os invejosos não percebem que a maioria dos vencedores estuda, se capacita, busca a formação continuada, dorme pouco e trabalha muito, não vive em festas, tem pouco tempo para a família e para o convívio social. Daí o invejoso vai dizer que ele foi favorecido ou privilegiado.
Orgulho
Nunca devemos ter vergonha ou orgulho de ter sido pobre, ou de ser rico, mas orgulho do caminho que percorremos para ter uma história de sucesso. Ninguém deve ter vergonha do seu passado e presente, muito menos vergonha de ter dinheiro, principalmente quando trabalhou muito para ganhar o dinheiro e o patrimônio que possui.
Aparício
Pegando um gancho na temática abordada, por que falar tanto mal do médico, político e empresário Aparício Carvalho (Republicanos)? Dr. Aparício é um bom filho, irmão, esposo, pai, avó, amigo, profissional da medicina, empresário e um empreendedor visionário da educação. Ele estudou medicina e se tornou médico, por sua vez, casou-se com a jornalista e professora Maria Silvia, ambos construíam uma linda família, deram duro para construir o patrimônio que possuem.
Política
O médico Aparício Carvalho foi vereador, deputado federal e vice-governador. Depois, afastou-se da política e mergulhou de cabeça no consultório médico e, com Maria Silvia, criaram e consolidaram as Faculdades Fimcas e Metropolitana, que geram milhares de empregos e colocam os mais diversos profissionais no mercado de trabalho rondoniense.
Desafio
Eu pergunto a você, caro leitor: você sabe o tamanho do desafio que é ser um empregador no Brasil? A burocracia para abrir uma empresa e mantê-la? Você tem ideia da carga de impostos federais, estaduais, municipais e o peso da legislação trabalhista? Então, quando falarem mal de Aparício Carvalho, lembrem-se de fazer essas perguntas.
Patrimônio
As Faculdades Fimcas e Metropolitana são um patrimônio rondoniense de que devemos nos orgulhar, como tantas empresas que temos aqui. Ambas as faculdades são uma empresa familiar que resistiu ao tempo e às adversidades do mercado. Não precisou ser vendida como outros grupos educacionais, a exemplo da UNIRON e São Lucas. Portanto, Aparício Carvalho e Maria Silvia não devem ser invejados, mas servir de espelhos para as próximas gerações rondonienses como vencedores.
Fumaça
Ontem (03), o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia, para abordar o tema das queimadas e da fumaça que colocou a qualidade do ar em perigo para se respirar em Porto Velho. Inclusive o drama enfrentado pela população em relação à fumaça e também ao cancelamento de voos no Aeroporto Jorge Teixeira.
Drama
O deputado Alan Queiroz (Podemos) relatou o drama de crianças, adultos e idosos que apresentam problemas respiratórios e estão lotando as unidades de saúde. Pediu providências dos órgãos competentes para combater as queimadas nos estados vizinhos e a formação de uma comissão de deputados do Parlamento Amazônico para buscar ações em Brasília junto às autoridades federais para combater as queimadas.
Pesquisa
Ontem (03), o instituto de opinião pública Veritá, publicou a pesquisa de intenção e votos para prefeito de Porto Velho – Registro no TRE/RO sob o número 05412/2024. A candidata Mariana Carvalho (União Brasil) pontuou com 39,3% da intenção de votos; seguido do candidato Léo Moraes (Podemos) que obteve 22,5%.
Apareceu
A candidata a prefeita Euma Tourinho (MDB) apareceu com 4,9% das intenções de votos. Já o candidato a prefeito Célio Lopes (PDT) com 3,9%, seguido do Dr. Benedito Alves com 3,2% e Samuel Costa com 2,1%. Quem estagnou foi o candidato da extrema-direita Ricardo Frota (Novo), ele pontuou com 1% das intenções de votos.
Vitória
Caro leitor, considerando a legislação eleitoral em relação ao critério da maioria absoluta dos votos válidos – excluídos os votos em branco e nulos, para ser eleito em primeiro turno, os dados da Veritá apontam a vitória da candidata Mariana Carvalho (União Brasil) já no primeiro turno.
Soma
A soma das intenções de votos dos adversários da candidata Mariana Carvalho (União Brasil), representa um total de 37,6% dos votos. Neste caso, não se aproxima e nem ultrapassa o percentual de intenção de votos da candidata favorita na preferência do eleitor portovelhense para provocar um segundo turno.
Cuidado
A candidata Mariana Carvalho (União Brasil) precisa tomar cuidado com o eleitor silencioso de Porto Velho, bem como a empolgação do “já ganhou” e o “salto alto”, para não dizer o pedantismo de que “já estou eleita” e não preciso dos candidatos a vereadores. Sou testemunha viva de que algumas campanhas derreteram devido a esses fenômenos internos de campanha.
Amadoras
Contudo, observo os adversários da candidata Mariana Carvalho (União Brasil), fazendo campanhas amadoras e como se fosse para vereador, ou seja, sem pegada de campanha majoritária. Neste caso, campanhas sem discurso com gatilhos mentais, táticas e estratégias eleitorais.
Enganados
Os candidatos a vereadores da federação partidária Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV, mais o PSB, que estão coligados com o candidato a prefeito Célio Lopes (PDT), estão se sentindo enganados pelo candidato majoritário mediante a falta de apoio mínimo para realizar a campanha eleitoral proporcional.
Milhões
O candidato Célio Lopes (PDT) recebeu R$ 2.000.000,00 milhões de reais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC, desse recurso não fez chegar o mínimo para os candidatos a vereadores dos partidos coligados, ou seja, material impresso de campanha e gasolina.
Detalhes
Amanhã (05) trarei mais detalhes de como o candidato Célio Lopes (PDT), que esconde o presidente Lula (PT) da sua campanha eleitoral, está usando os R$ 2.000.000,00 milhões de reais do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. O espaço está aberto para o contraponto.
Destaco
Entre tantas campanhas de vereador na capital, eu destaco uma campanha de vereador com intensidade, propositiva e criativa, realizada pelo candidato a vereador Anderson Nãnan (Avante). Ele faz a campanha dos 3S – saliva, suor e sapato, por sua vez, criando conteúdo offline para o online, levando a bandeira da água tratada e outras temáticas importantes aos eleitores da zona leste da nossa capital.
Consciência
Caros leitores, ontem (03) não publiquei a coluna porque estou me recuperando de problemas de saúde relacionados ao meu sistema respiratório provocado pela fumaça no ar devido às queimadas ilegais e criminosas. Eu espero que a população tome consciência e a resposta venha nas urnas para autoridades omissas e silenciadas em relação ao fogo que devasta a Floresta Amazônica e o Pantanal.
Sério
Falando sério, o sucesso precisa ser demonstrado para que as pessoas entendam que é possível se tornar um vencedor. Quem se destaca na sociedade brasileira é pré-julgado da pior maneira por conta do sentimento da inveja, daí muitos brasileiros têm vergonha de demonstrar que venceu, bater no peito e dizer: trabalhei, não roubei ninguém e não fiz nada de errado para chegar ao topo do sucesso financeiro e profissional.
Por: Herbert Lins